Bucket hat, o chapéu de 2020

16.07.2019

Peça clássica do visual masculino, o chapéu muito dificilmente voltará a ser um acessório indispensável como nos anos 1930. É hoje – e assim deve permanecer – um diferencial na estética masculina. Basta olhar p street style nos grandes centros urbanos para constatar que os homens mais modernos estão aderindo outra vez.  

Mas, para entender a mudança ao longo dos anos, a passagem pelo período que era usado para esconder grisalhos e calvícies e os modelos que estão mais em evidência, é preciso colocar no atual contexto.

Muito usado aqui no Brasil no início do século XX, o chapéu tradicional deu lugar ao uso do boné. A febre foi embalada pelos jogadores de beisebol norte-americanos, conquistou o público jovem dos Estados Unidos e, como efeito cascata, grande parte da juventude ocidental.

Além do boné, que nunca saiu de cena, outro modelo deve chamar atenção no verão 2020. Estou falando do bucket hats (ou chapéu de pescador, e bom português). Na década de 1990 esses chapéus fizeram a cabeça das estrelas de hip-hop e R&B. Mais recentemente, em 2014, tiveram uma temporada nas areias brasileiras e agora reaparecem em diversas versões e padronagens, lisos e estampados.  

Marcas como Osklen, Colcci e Cavalera trazem suas versões para esquentar nosso verão. Combine com óculos diferentões de acetato colorido, em vários formatos, para trazer a atenção visual para o rosto. Eu adoro! E você, o que acha?

Outros chapéus são clássicos, não saem de moda nunca, mas dá pra reinventar a forma de usar o acessório. Diferentes composições de look podem modernizar a estética ou trazer um perfume vintage. Confira alguns tipos na sequência.  

 

Panamá

Considerado patrimônio Cultural da Humanidade desde 2012, o chapéu Panamá na verdade é produzido originalmente no Equador. O modelo ficou conhecido com esse nome quando da visita do presidente americano Theordore Roosvelt à construção do Canal do Panamá. Roosvelt usana um chapéu assim na ocasião. Ele é feito de palha clara e ideal para os dias quentes, roupas informais como camiseta ou camisas de linho e shorts. Funciona também com ternos em tons pastel.

 

Chapéu Coco

O chapéu usado por Charles Chaplin foi criado, em 1849,  a pedido de um político inglês que queria um acessório mais ajustado. Mais formal, fica bem com ternos e também pode ser chamado de Bowle ou Derby.

 

Fedora

Inseparável de ícones como Frank Sinatra e Adoniran Barbosa, é feito de feltro, sendo mais comum em cores sóbrias como preto, marrom e cinza. Teoricamente, ele é um chapéu um pouco mais formal que o panamá. Isso faz com que o fedora combine perfeitamente com trajes sociais. No entanto, usá-lo com roupas casuais deixa o look mais atual. Nick Jonas que o diga, né?

 

Pork pie

Sua grande característica fica a cargo da copa. A parte superior dos chapéus pork pie é mais baixa e regular (reta) do que os fedora. Pode ser feito de diversos tipos de material. Por causa das linhas retas, eles são mais casuais.

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now