Fast fashion em xeque: Zara é condenada por plágio

06.07.2019

Uma decisão judicial sem precedentes pode ter impactos significativos na forma do fast fashion produzir daqui por diante. Isso porque a Zara – gigante espanhola do grupo Inditex – foi condenada pela primeira vez na história a pagar prejuízos de duas marcas, a Diesel e a Marni, por plagiar produtos das duas grifes do grupo italiano OTB.

Os itens em questão são uma calça jeans modelo Skinzee-SP da Diesel e a sandália Fussbett da Marni. O processo vinha sendo movido desde novembro de 2015 e só agora, quase quatro anos depois, teve um desfecho com a sentença transitada em julgado pela justiça italiana.

É uma novidade, mas não de se estranhar, já que, desde sempre, são notórios e corriqueiros os pedidos para que Amancio Ortega faça clones de peças grifadas, para vender o design a preços mais acessíveis. Basta dizer que a em outras 39 ocasiões, com intermédio da justiça ou da opinião pública, a Zara já teve de reconhecer o autor original das criações, sendo muitos deles estilistas independentes.

 

Duas peças clonadas pela Zara terminam em condenação judicial

 

O efeito imediato dessa condenação por a Zara ter violado a normativa europeia de propriedade intelectual é a retirada imediata dos produtos afetados pela sequência – desdobramentos do design em diversas coleções, ano a ano – e o pagamento de 235 dólares a título de indenização por cada uma das peças que foram copiadas e vendidas.

Sofisticação da sandália criada por Marni Prevail

 

Para se livrar da condenação, a Zara alegou que havia uma grande diferença nos materiais usados nas sandálias e que, no caso da calça, o modelo era muito comum. Ora, cara-pálida, claro que existe muita diferença! O produto fast fashion tem materiais simples, muito menos nobres que os usados pela marcas de luxo. A notícia foi dada em primeira mão pelo The Fashion Law, que mostra ainda que o grupo OTB tinha registrado o desenho das duas criações e alegou que sofreu grandes perdas econômicas por causa da cópia barata.

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now