Esculturas que extraem poesia da seca nordestina chegam a Natal pela Toque de Mídias

21.07.2018

Cenário tomado por animais famintos e galhos secos inspiram artista pernambucano; obras foram destaque em novela da Rede Globo

 

O artista pernambucano Marcos de Sertânia e a Galeria Toque de Mídias acabaram de firmar uma parceria para representação das esculturas em Natal. O cachorro esculpido em cedro, uma de suas obras mais emblemáticas, é inspirada em Baleia, a cadela de Vidas Secas, do mestre Graciliano Ramos.

“Criei um estilo mais próprio, emagreci os personagens para dar mais sofrimento. Vivi tudo isso que coloco no meu trabalho. Já sofri com a seca, já ajudei minha mãe a carregar lata d’água na cabeça, meu pai era vaqueiro, já vi o gado morrer de fome”, conta o artista.

Marcos Lau da Costa pertence a uma família de agricultores e artesãos que sempre trabalharam com madeira, mas ela era usada basicamente para produzir utensílios domésticos e pequenas esculturas de boi. Foi ele quem enxergou poesia no sofrimento causado pela escassez de água no Sertão e hoje sustenta sua família e mantêm um ateliê com mais de vinte profissionais. Toda madeira de cedro utilizada nas esculturas é certificada.

Recentemente suas esculturas ganharam destaque na novela “A Lei do Amor”, da Rede Globo. Elas estavam destacadas na galeria de Helô, personagem vivida pela atriz Cláudia Abreu.

 

Sobre a Toque de Mídias

 

A Toque de Mídias é um espaço mix de galeria de arte e agência de comunicação. Criada pelo jornalista Cristiano Félix, a galeria funcionou num formato itinerante num primeiro instante, levando diversas exposições ao longo de um ano ao Natal Shopping e, em seguida, fazendo temporada no Midway Mall. Agora a empresa entra em uma nova fase e inaugura em dezembro um espaço de 1.100 m2 na Av. Hermes da Fonseca, em Petrópolis.

“Estamos muito entusiasmados com o projeto e, sobretudo, felizes de poder trazer para Natal um equipamento de alta qualidade e com as portas abertas para os artistas potiguares”, revela Cristiano. Além de galeria, o empreendimento contará com espaço de moda e uma cafeteria. O projeto arquitetônico é assinado por Renata Matos.

Enquanto agência de comunicação, a Toque de Mídias trabalha a marca de artistas plásticos como Jayr Peny (RN/Portugal) e Ery Medeiros (RN), além de representar nomes como Anasor ed Searom (SP), Nicola (PE) e Iara Tenório (PE). Também assina os produtos editoriais de empresas como Rio Center, Natal Shopping e Toli.

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now