Lenços e bossas, entre inverno e verão (2019)

20.06.2018

Tínhamos um desafio: colocar um editorial masculino em uma revista que falava sobre empoderamento feminino. Depois de matutar um instante, concluí que esse homem deveria fazer uma reverência à mulher. Lenço no pescoço foi um dos primeiros insigts, por duas razões. Primeiramente, num país tropical, especialmente no Nordeste, o lenço não tem a função de proteger do frio, mas ajuda um pouquinho e traz bossa para o visual. Em segundo lugar, poderíamos estender essa proposta para o verão pelas mesmas razões – e, claro, eu já tinha feito algumas pesquisas sobre o acessório para a próxima estação, como de fato foi: o lenço tem sido muito visto nos últimos desfiles das temporadas masculinas de Milão e Londres. Inclusive fora da passarela.

Cabe aqui dizer que não se trata apenas de pegar uma peça emprestada do armário feminino. Apesar de algumas pessoas aceitarem o cachecol para homens, mas ainda torcerem o nariz para o lenço, esse acessório vem sendo usado desde muito tempo. A maioria dos créditos vem dos soldados de terracota, na China, mas o lenço teve sua origem na Roma antiga, onde originalmente era chamado de “sudarium” – literalmente “pano de suor”. Os romanos amarravam no pecoço ou na cintura e faziam a limpeza do rosto com ele. Depois o lenço serviu para destacar socialmente os membros mais ricos. Depois disso, se tornou muito comum usado no bolso do paletó ou blazer, até o final do século XIX. E virou sinônimo de elegância.

Mundialmente conhecido pela sofisticação da Hermès, o lenço de seda pode ser considerado trend topic. Mas, para o verão, há outros tecidos igualmente leves que fazem bonito, como o chiffon. É leve, fino e macio. Mistura seda, algodão e rayon. E, claro, não podemos esquecer dos lenços 100% algodão e os feitos em linho.

Pusemos, enfim, o modelo Tiago Silveira com lenço no pescoço. Na revista da Rio Center, para demarcar que a informação de moda seria pontuada no pescoço, ele apareceu, inclusive, sem camisa. Depois é que fomos colocando as peças de roupa, sobreposições e terminamos por brincar de substituir o lenço por gravatas slim e borboletas mais coloridas com suspensórios.

A Cartola – publicação de moda masculina e arte – também apostou no lenço e até usou a mesma peça que nós no seu ensaio de capa, com stylist assinado por Paulo Anjos. A revista com o tema “Amor” foi lançada cerca de três meses depois, no dia 12 de outubro.

Foi mais ou menos no mesmo período que as previsões se confirmaram de uma vez e alguns dos principais digital influencers começaram a usar, entre eles Kadu Dantas (@kadudantas), brasileiro que passa uma temporada em Milão. É dele o estilo que destaco nessa postagem. Um perfume vintage toma conta da produção com calça mais alta e de pregas, sapato brogue e um ar meio latin lover da camisa aberta ate a parte de baixo do peito.

As últimas vezes que escrevi sobre lenços e cachecóis foi em 2015, quando eles apareceram em red carpets e semanas de moda. No ano seguinte foram vistos nas ruas e alguns blogs publicaram também. Desde então andavam sumidos. 

 

A segunda imagem com lenço no pescoço divulgada no seu perfil no Instagram em menos de uma semana mostra outra proposta, essa talvez até mais contemporânea, com camisa polo, bermuda acima dos joelhos e o lenço colorido mais enrolado no pescoço.

Outros estilos que me chamaram a atenção foram de Matthew Zorpas (@matthewzorpas) – o cara que tem um bom gosto incrível, é camaleônico no modo de vestir e um dos que eu mais curto seguir nas redes sociais – e do Henri-Nicolas (@manofakind), de Londres.

Um detalhe que chama a atenção é que os dois optaram pela cor vermelha como destaque. Eu, particularmente, gosto muito da peça sobressaindo no visual. Afinal, independentemente do julgo dos outros, quem sai com um lenço no pescoço não quer passar batido, concorda?

Leia essa retrospectiva antes de continuar:

Lenço no pescoço: a última moda de Paris para o mundo

Meia estação, lenço e capa neles

Outros pontos importantes de frisar: o lenço no pescoço chama a atenção para o rosto. Ele é fácil de transportar, guardar e insere cor numa roupa mais séria. Quem gostar da brincadeira pode aprender a variar texturas desenhos até tipos de nós. Enjoy!

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now