transform-AÇÃO  de Fernanda Tavares

12.10.2017

Já são dois e pode vir o terceiro a qualquer momento. Fernanda Tavares descobriu a vocação para ser mãe, mudou tudo internamente e agora quer fazer o mesmo ao redor, sem deixar o trabalho como modelo, que começou nas passarelas do natal Shopping e já tem quase 25 anos. Na agenda ainda cabe ativismo e muito do que você talvez nunca tenha visto, mas precisa conhecer dessa nova mulher 

 

Texto: Cristiano Félix 

Fotos: Gustavo Zylbersztajn 

 

Era o ano de 1994 quando Fernanda Tavares, prestes a completar 14 anos, foi inscrita pela mãe em um concurso de modelos em Natal. Curvilínea, já tinha um quadril de 92cm, enquanto o padrão das outras meninas não ultrapassava 88cm. A potiguar era alta, magra e bela desde jovem. Foi assim que decolou numa carreira  disputada. Porém, a sensação de estar completa chegou agora, com a maternidade e um propósito de vida – o mesmo movimento que tem feito muitos profissionais deixarem de buscar altos salários e saltos no mercado para encontrar um ofício que ajude a causar um impacto positivo no mundo.  

“Falar de futuro é muito difícil para qualquer pessoa e sempre foi para mim. Mas hoje posso dizer que amo ser mãe e viver uma vida mais pacata. Ao mesmo tempo, tenho sonhos e quero realizá-los. Pretendo ter uma linha de produtos orgânicos licenciados e trabalhar por duas causas nas quais acredito. Quero que todas as crianças cresçam com dignidade, se tornando adultos em um mundo justo, e que a indústria da moda não precise mais sacrificar animais para fazer roupas”, diz Fernanda quando provocada a tentar se enxergar daqui a 25 anos.   

A ideia de entrar numa cápsula do tempo, seja indo ou voltando, nos mostra uma verdade universal: há mudanças que são verdadeiras transformações. Esses câmbios sossegam muitas questões e Fernanda sabe bem disso. A menina que aos 12 anos desfilou em um evento no Natal Shopping e começava a sonhar com a carreira de modelo chegou muito longe, ficou conhecida no mundo inteiro. Mas quando a supermodelo se tornou mãe foi que viu alguns aspectos triviais passarem a ser reais e plenamente pacificados, como sair da forma ideal de passarela para o corpo ideal para a amamentação. A vida que é ora pressa, ora serenidade, sempre encontra o devido espaço, movendo para um lugar mais humano. Foi o que aconteceu. 

Madrinha do Love Together Brasil e do Humane Society International, Fernanda empresta sua imagem a projetos que falam a linguagem da transformação. O primeiro foi criado na cidade de Piancó, na Paraíba, para dar melhores condições de educação e saúde a crianças e situação de vulnerabilidade social e o segundo luta para que a indústria de cosméticos, uma das mais poderosas do planeta, deixe de fazer testes com animais. “Tudo começa pela consciência. Hoje lidamos com um forte veículo chamado internet e ele dá espaço para as pessoas se manifestarem e rapidamente absorverem informações relevantes”, avalia. 

A potiguar faz parte de uma geração de profissionais ativistas que está injetando propósito nos ambiente de trabalho e reinventando o capitalismo, como descreve Alexandre Teixeira, autor do livro De dentro pra fora. Vale para empresas ou pessoas. Quem sabe a que veio nesse mundo sai na frente e depende muito menos de ferramentas de marketing para vender sua imagem ou permanecer no mercado. “A alma se torna o segredo do negócio”, avalia o escritor. A forma de elaborar é vanguardista, mas a base do conceito é antiga, nada além de encontrar o motivo que te faz sair da cama. Depois disso é que se entende o que é migrar da era da obrigação para a da realização.  

 

“O Natal Shopping marcou a minha passagem de infância para adolescência. Mas o momento mais especial foi quando eu, começando a querer ser modelo, desfilei lá pela primeira vez. Isso é um momento muito especial pra mim” 

 

Engajamento 

 

Dinho Batista, estilista e assessor pessoal de Fernanda, nos idos de 2013 estava envolvido com uma série de ações idealizadas por Geralda Sarraf, fundadora do Love Together Brasil. Geralda, que teve uma infância difícil no interior paraibano, agora mora em Nova York, mas nunca esqueceu suas origens e queria ajudar as crianças de pé no chão  - barrento, registre-se - a terem perspectivas de vida. A ponte foi feita e a modelo se engajou no projeto. 

“Sou mãe e sei como a educação pode mudar a vida de uma criança”, diz Fernanda, que sempre abre espaço na agenda para compromissos no eixo Rio-São Paulo e para os jantares de gala nos Estados Unidos. É nesses eventos que são arrecadados recursos para construção de poços artesianos para levar água a uma população que sofre com os efeitos da seca. Com quatro anos de dedicação ao projeto, só agora a modelo conseguiu encaixar na agenda uma ação direta no Nordeste. Ela aconteceu no Sertão da Paraíba e foi acompanhada por nossa equipe.  

“Eu conheço todo esse cenário e a situação, mas as necessidades da seca são muito distantes da minha realidade. Então, vivenciar a entrega dos poços de água é muito especial. A alegria das crianças não tem preço. Eu espero poder voltar muitas vezes”, disse. 

Com o apoio do Natal Shopping, o Love Together Brasil chegará ao Rio Grande do Norte para desenvolver essa importante ação social. A ONG inclusive abriu a possibilidade de arrecadar doações que beneficiem as crianças potiguares. “Desde sempre eu quis trazer o LTB para o meu estado. Queremos montar um mutirão de voluntários: médicos, dentistas e outros profissionais que possam se engajar nessa luta para oferecer saúde e educação às crianças nordestinas. Nosso lema é esse: Juntos Somos Mais”, reforça.  

 

Além de Fernanda, o Love Together Brasil conta com a forma de outras Top Models brasileiras como Emanuela de Paula, Cinthia Dicker e Isabeli Fontana. Essas duas últimas fizeram recentemente em São Paulo um jantar em parceria com o estilista  Amir Slama e, na mesma ocasião, comandaram um leilão de peças que elas mesmas doaram ou arrecadaram. O dinheiro, claro, foi destinado para manter as ações do projeto, como a construção de uma praça esportiva em Piancó (PB).  

 

 

“Queremos montar um mutirão para oferecer saúde e educação às crianças nordestinas” 

 

 Moda feita de encaixes 

 

Barreiras e estereótipos todas as modelos enfrentam. Mas poucas são as que lutam para rompê-los. Fernanda Tavares mostra que está no casting principal quando empresta o seu tom mais politizado a causas relevantes e que a sociedade passa a discutir com mais vigor. Não dá pra dizer que foi fácil chegar até aí, mas a potiguar sempre contou com o apoio incondicional da família, sobretudo da mãe, Cheila, que a acompanhou de perto no início da carreira, desde a prime

ira vez que foi convidada para trabalhar em São Paulo até se tornar roommate oficial, morando com a modelo em Nova York, Paris e Milão.  

Em uma recente entrevista à revista Vogue, Fernanda deu um depoimento contundente e sincero sobre os padrões da indústria da moda e como foi difícil seu processo de adaptação. Nessa entrevista citou como pior momento da carreira o ano de 1998, quando foi cortada do desfile de alta-costura do inverno da Versace por ter quadril demais preenchendo os vestido, quando se comparava com as outras modelos presentes no fitting.    

“Donatella caiu de amores por mim quatro anos depois: na temporada do inverno 2002 da couture, ela cismou que precisava de curvas na passarela, e ninguém melhor do que eu, lógico, para ocupar um posto de destaque. Minutos antes da apresentação, Donatella fez a magérrima Natalia Vodianova tirar do corpo um vestido que parecia meio sem graça para que eu o usasse. Em mim, a peça ficou “uau”, declarou à publicação.    

Como muitas mulheres, encarou dietas radicais e chegou admitir o uso de laxante antes de entrar na passarela.  Conseguiu chegar aos 56 quilos – três a menos que o seu normal – no ano de 2001. Nessa época, lembra, foi alertada por Stella McCartney, na época à frente da Chloé, que estava magra demais.  

O casamento com o ator Murilo Rosa e a chegada do primeiro filho vieram para reforçar a certeira mudança, o fim da paranoia com a balança. 

Foi com a chegada de Lucas, seu primeiro filho, que a modelo decidiu seguir o exemplo da mãe e priorizar a família. Engordou 23 quilos na primeira gravidez e meses após o parto, com 70 quilos, se sentia bonita ao ver no espelho. Incluiu na rotina aulas de muay thai, mudou a alimentação, priorizando alimentos orgânicos, sem glúten, adição de açúcar e gordura. Tudo isso visando o bem-estar, não a forma física. Ela não fuma ou bebe álcool, isso desde sempre. 

Artur veio na sequência e Fernanda parece não ter pressa, mas deseja um terceiro filho. “O numero três sempre foi o meu número de sorte.  No momento eu e o Murilo estamos focados no trabalho e nas nossas viagens, mas se acontecer estamos de braços abertos. Deus sabe tudo!”, declara Fernanda, que, depois de um ano em Nova York para a retomada da carreira de modelo, voltou com a família para o Rio de Janeiro, por causa da escola das crianças e do trabalho do marido. Na próxima temporada o seu foco é Paris. E há ainda planos de voltar a trabalhar em televisão.  

“Não fechei as portas. Estava difícil conciliar na agenda os compromissos como modelo e as gravações, mas estamos estudando um futuro retorno a TV. Apresentar é uma delícia, um lugar onde me sinto muito bem”, adianta, com tom de orgulho por ser multitarefa. Conciliar o papel dessa nova mulher não é simples, como se sabe. “Não é fácil, mas eu tento sempre fazer o meu máximo e tenho um suporte incrível. Murilo e minha sogra são muito presentes, nossa prioridade é cuidar das crianças. Com a família por perto sempre corre tudo bem”, finaliza.  

 

* Reportagem originalmente publicada na Natal Shopping Magazine - Especial 25 anos

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now