Moda coroada com vitaminas

19.06.2017

Tem uma gripe rondando o quarteirão. E ela já pegou muita gente desprevenida. Numa pesquisa informal, nada muito engessado de parâmetros, dá pra aferir que os esportistas cheios de vitamina C foram poupados.

Laranja é a fruta campeã na preferência do consumidor, o brasileiro sobretudo. Mas, aos poucos, outras ganham destaque. A saber: o abacaxi que reinou com sua coroa de espinhos no verão está maduríssimo nesse inverno, sendo a principal estampa desenvolvida pelos estilistas internacionais nessa estação.

Renata, uma jovem senhora que trabalha comigo, quando vem de são Paulo para nossas reuniões em Natal, não cansa de elogiar o abacaxi que sempre encontra no coffee break. É amarelinho frente aos branquelos da paulicéia e mais doce. Com um pouco de mel e raspas de limão, há quem afiance que faz bonito em qualquer sobremesa. Além disso, está na onda fit, segundo Monyque Dayane, minha nutricionista.

Vai lá nos perfis fitness do Instagram e verás, caro leitor, que todos os modeletes e caras da moda já se renderam ao suprassumo de vantagens da fruta: é rica em água e fibras, auxiliando no funcionamento do intestino; promove saciedade, evita a retenção de líquidos, atua na quebra de gordura e ainda atua no aumento da imunidade. 

Entre os políticos, deve sobrar num café da manhã. Mas, cá entre nós, eles já estão com a barriga cheia diante da miséria de espírito que é anunciada nas manchetes de jornal.

Os mais otimistas dirão que é no próximo verão 2018 – será que pode mais que o passado? – que o abacaxi se tornará must have. Hedi Slimane, na última coleção para Yves Saint Laurent, aposta. Foi para a Califórnia para deslizar na cultura do skate, recortando as mangas das camisas e fazendo-as recordar o estilo de Elvis Presley, mas numa versão onde a cor é a protagonista. 

Dolce & Gabbana foi muito além: imprimiu o abacaxi em toda sua linha. Camisas, camisetas, jaquetas bombers, sneakers e sandálias e até maletas e mochilas. Para quebrar o ar maximalista, resgatou o clássico preto e branco, ganhando o prémio de grandes responsáveis por nos fazer confundir ainda mais as estações.

Nosso verão é tropical, mas as temperaturas de inverno também são amenas em boa parte do país, sobretudo no Nordeste. E é por isso que a estampa está fazendo companhia aos estampados na coleção de Valentino. Regatas de abacaxis aparecem com calças azul marinho bem enxutas e suéter camuflado. São detalhes divertidos. E a gravata borboleta no meio disso tudo é um plus.

Aqui pelos rincões do Nordeste, a marca TM Fashion Brand, do blogueiro Thiago Maciel, fez uma versão minimalista no último janeiro. Na mesma época havia limões, mas muita gente fez careta para aquele full print. Reinventar parecia um grande desafio.

Como a onda é dark e as estampas de inverno estão aparecendo em fundo preto, foi só inverter, fazer o negativo. O abacaxi virou branco e ganhou casadinha, bermuda e camiseta na mesma vibe. Até relógio e case de telefone se fez no Studio Orla.

Quem fizer uma breve pesquisa pela internet vai ver que Glorinha Kalil alerta para o reinado dos abacaxis desde 2014. Sinceramente, não vejo cerejas ou morangos roubarem essa cena. É como diz a escritora nigeriana Chimamanda Adichie na sua palestra “O risco da história única”: “Na África as crianças chupam mangas”, para afirmar que, durante a infância, não se reconhecia na literatura dos escritores americanos, com suas personagens loiras se deliciando com maçãs.

Então, meus caros, nos deliciemos e valorizemos nosso produto tropical porque, apesar de toda a crise, nós estamos na moda.

 

* Texto originalmente publicado no Novo

 

 

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now