Estética masculina das tatuagens

09.09.2016

 

Ele, novamente ele, provocou a indústria da moda a pensar no novo perfil estético dos homens: tatuado, oferecendo o corpo a contar a história da vida numa ordem absorta de cronologia; fragmentada e cheia de registros emocionais. David Beckham, o futebolista de bilhões de dólares que ajudou a cunhar o estilo metrossexual, é o garoto propaganda da linha Force Supreme da Biotherm, a marca n°1 em cuidados com a pele de nível superior para homens.

Esqueça desde já tudo o que você julga conhecer sobre tatuagem, caro leitor. Não apenas aquela história batida de que é um tipo de intervenção usada por excluídos – de bandidos pra lá. Tatuagem é cada vez mais arte e expressão, um tipo muito valorizado pela moda, vê-se pelas campanhas de grandes grifes em catálogos e desfiles.

Abstraia ainda o padrão de construir grandes tatuagens, como aquele que tomava as costas por inteiro. O modelo mais recente é justamente o plural, feito no esquema de composição. É mais ou menos a ideia de gibi, se é que podemos comprar assim.

David Beckham é feito de tirinhas. Na campanha intitulada “The Story of My Life” um vídeo mostra como ele emprestou seu corpo atlético a contar fatos ligados lógica, estética e emocionalmente. O filme é assinado por Johan Renck, que dirigiu artistas do calibre de David Bowie, Madonna e Beyoncé.

A linha é específica para uma geração de homens na faixa dos 40 anos que viajam, trabalham e, claro, vivem mais e melhor. E tem cerca de 80 produtos, desde produtos para a limpeza da pele, passando por hidratação e para a área dos olhos. Quem usa esse tipo de produto não é apenas quarentão, mas um cara bem cuidado, independentemente de idade. 

Casar muda a gente, sempre foi assim. Mas, enquanto uns engordam, há quem se repagine para melhor. Ao encontrar Victoria, Beckham imprimiu um visual fashionista e seus desenhos começaram a aparecer. O ano de 1999 gravado nos dedos de uma das mãos é também o do seu casamento. Um barco mostrado no vídeo é a cópia do desenho que o pai dele já tatuou e é o mesmo que ele usava para pescar. A frase “Nós te amamos, papai” foi escrita numa cartinha pelos seus filhos e a águia é seu animal favorito. Ou seja, há muitos pretextos para uma boa recordação.

Quinze anos atrás, nem mesmo os mais moderninhos estavam acostumados com esse novo homem. O jogador, na época, foi muito criticado pela imprensa estadunidense por seu cada vez maior número de tatuagens e era comum vê-lo em campo com camisas de mangas compridas para evitar se sentir desconfortável devido às suas crenças.

Na minha coleção há dez tatuagens e sei exatamente o que é esse julgamento. Em um belo momento da minha vida deixei de me importar com elas e passei a expor, inclusive nos trabalhos em televisão. Abandonar a bancada de um telejornal foi apenas consequência. Eu me sentia outra pessoa quando tirava o terno e a gravata e ia à Ponta Negra de sunga. Não raro me deparava com olhares que pareciam dizer: “Será que é aquele cara que apresentar um telejornal”, ou pior: “Devo continuar acreditando no que ele diz?”

Tatuagens, meu amigo, não versa sobre caráter, fala sobre personalidade. E os homens de hoje são mais arrojados, não temem exposição e até se depilam a despeito de quem ainda torce o nariz para questões que outrora afrontavam a masculinidade. As questões estéticas nesse século são outras e incluem diversos tratamentos de beleza. Sobre eles, prometo, falaremos na próxima semana. Aguarde e confie.  

 

* Texto originalmente publicado no Novo

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now