Blazer também é INformal

07.08.2016

O blazer é uma peça tradicional do guarda-roupa masculino, não uma peça formal. Entre essas duas coisas há um abismo. Portanto, antes de continuar lendo esse texto, comece a mentalizar: o blazer pode ser usado no cotidiano, inclusive com peças esportivas. Ele flerta com o formal e informal, sem muitos pudores.

Outro dia eu casei o meu com jeans, mas ainda com os outros itens mais formais. Estava vestido desse jeito para uma reunião de trabalho. Mesmo assim, coloquei uma bossa no bolso: um lenço de seda com estampa de baleias, comprado durante uma viagem à Nova Iorque. Lenços são sempre uma ótima alternativa, mas a produção pode ganhar leveza com vários acessórios como suspensórios (eles estão votando com força), gravatas, óculos e muito mais.

São muitos anos de trabalho dos grandes estilistas desde que o blazer azul-marinho foi escolhido para vestir a marinha britânica durante uma visita da rainha. Essa história secular começou com a peça sendo tão bem aceita que virou uniforme. Mas Saint Laurent e Armani se debruçaram sobre esse itens icônico tantas vezes que ele navegou por vários estilos. E sofreu modificações para que que ganhasse a batalha do cotidiano: a moda precisa ser versátil!

Enfim, usar blazer é muito mais fácil hoje em dia, mas existem algumas dicas básicas na hora de escolher o seu. Esse meu, aliás, veste bem e é muitíssimo confortável. Procurem esse tipo na loja da marca Highstil mais perto de você.

 

Leia também:

10 maneiras de descomplicar o blazer 

Terno e blazer: como vestir

Caimento

Abotoe e observe a movimentação dos braços. A mobilidade é tão importante quanto o visual. E, por falar em visual, se o tecido marcar um “X”, quer dizer que você precisa de um número maior. Quem tem braços compridos deve pedir sempre um formato longo. Eu, por exemplo, uso 50 longo. Um 50 normal me deixa com a manga ¾. O ombro, você já deve saber, não pode sobrar ou faltar.

 

Acabamentos e detalhes

Diferentemente do paletó, o blazer é uma peça única. Ou seja, é vendido separado. É por isso mesmo que existem alguns cheios de detalhes como cotoveleiras e estampas diferentonas. Eu, particularmente, gosto muito. Mas tenha sempre em mente que quanto mais discreto for, você terá mais chances de repetir a peça sem cansar. O diferencial pode estar na composição, nas camisas ou em um acessório.

Quando abotoar

Não há problema algum em deixar o blazer aberto quando você estiver em um lugar informal, mesmo que esteja de pé. Porém, se a situação exigir mais formalidade, procure mantê-lo fechado, exceto quando sentar. Os que estão abaixo da linha da cintura – normalmente o último – devem ficar sempre desabotoados.

Combinações com camisa

Lisas, listradas, florais ou xadrez: todos os padrões são válidos. Você deve escolher a estampa com o tipo de ocasião, assim como a gravata. A borboleta é mais trendy e deve ser priorizada quando o ambiente é jovem, mais cool.

 

Com camiseta

A calça jeans é a grande aliada nessas horas, mais até que a t-shirt. Se a parte de cima for estampada, priorize o demin numa lavagem mais bruta. Caso a camiseta seja mais básica, pode jogar calças mais desgastadas. Não vai ficar extravagante se você pensar na dosagem. Nos pés podem ir os mais variados tipos de calçado, desde brogue, passando por mocassim, até os sneakers.

 

Sobreposição

É outro tópico muito extenso. Dá pra combinar com suéter, cardigã, colete e até com jaqueta jeans. Depende muito do clima e da sua criatividade. Já postei aqui várias vezes sobre isso e resolvi resgatar uma foto feita em Madri para exemplificar. Eu estava indo ao teatro para ver um musical divertido e resolvi me vestir de maneira igualmente despretensiosa. 

 

Texto: Cristiano Félix

Fotos: Éverton Barbosa

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now