Semelhanças e meras coincidências

05.08.2016

Ser pai é um desejo de continuidade. Só tenho a experiência de filho, mas acho que qualquer ser humano pensa em estender sua vida e legado além de um só corpo. O rosto, a cor do cabelo, os movimentos, a maneira de reagir. Tudo isso tem um peso muito menor que reconhecer que há um pedaço de você em alguém. É isso que muita gente chama de amor incondicional.

O vínculo afetivo se forma antes do nascimento, podendo ser no simples momento de ler a palavra positivo em um pedaço de papel, sem que haja ali nenhum traço de feição para ligar aos pensamentos. E a projeção é quase inevitável. Todos nós conhecemos pais que colocam nos filhos a frustração de desejos não realizados por eles. Nessa leva quase sempre entra carreira, uma profissão. Alguns, mais espertos ou que já conhecem o final desse roteiro, sabem que a história é roubada.

Em fevereiro deste ano me deparei com uma notícia que se espalhava pelos blogs de moda e redes sociais. O jovem Ding Guoliang, 30, convenceu seu avô, Ding Bingcai, um agricultor de 85 anos, a vestir algumas de suas roupas. As peças são coloridas e incluem gravatas borboletas e óculos moderninhos.

Ding Guoliang é fotógrafo e assina como Jesse. Ele já tinha tudo mais ou menos planejado antes de começar o ensaio, mas gostou tanto do estilo trendy do avô que gastou três dias para fazer todas as imagens. Depois disso os jornais chineses publicaram as fotos e elas também ganharam espaço em centenas de perfis no instagram. No “The Guardian” a notícia dizia que “Bingcai alcançou níveis mundiais de charme”. E o sucesso fez Gouliang entrar na brincadeira e se vestir como o avô, fazendo as mesmas poses, nos mesmos cenários. O fotógrafo que assina as imagens casadas é Xao Ye Jie Xi, um colega de Ding.

Avô é pai duas vezes, como dizem por aí. Projeta-se também, mas com um distanciamento de gerações que me parece muito mais adequado. A iniciativa dos Ding remete ao caráter de brincadeira, é pueril, poesia. Sem a eminente carência dos espelhos parece mais saudável para a relação.

Moda entra aí como vetor, um facilitador das projeções. Mães e filhas brincam disso antes mesmo das meninas começarem a querer experimentar os saltos que não lhe cabem. Nós homens estamos ainda engatinhando, embora pouco a pouco surjam novas opções.

Com caráter comercial – claro, moda é negócio -, mas também de aproximação, várias marcas masculinas estão investindo nesse segmento. Outro dia recebi de uma assessoria o catálogo da M.Pollo, que propõe roupas casadas para adultos e crianças. Eu mesmo pensei em fazer isso com meu sobrinho, mesmo ele tendo apenas cinco meses. Minha irmã adorou a ideia.

Procurei no site da marca e vi que ela está em 91 lojas multimarca do RN. Aqui em Natal é vendida na Rio Center, a quem interessar possa. Enfim, o desejo que vai se tornando mais próximo.

A maior parte das peças é de uma linha casual, combina com o lazer que a brincadeira pede. Mas, independentemente disso, é fácil concluir que a moda tem um caráter mais flexível do que se possa imaginar contando nas folhas do calendário. Idade é um lance que pode pesar na escolha do tipo de roupa, mas não define estilo. Todos podemos escolher.

Proponho aqui que os pais que já tem os filhos ao seu lado ou os que anseiam esse momento chegar pensem nos riscos da projeção e se deem mais momentos para sentir que os dois podem estar iguais, sem ser sempre. Liberdade é o que mais os filhos querem. Eu tive isso, afortunadamente. E digo como um filho que depois de muito se distanciar da imagem paterna passou a se reconhecer no outro.

A moda, quem diria (!), está aí para nos ajudar a pensar em comportamento.

 

 

Texto originalmente publicado no Novo*

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now