Shiseido cotada para ganhar leão de Cannes com vídeo sobre esteriótipos

20.06.2016

Roupa sem gênero, como vocês acompanham por aqui, é o assunto mais em pauta no circuito da moda. Grandes marcas estão investindo e redes de fast fashion também, vide C&A. Mas o assunto ainda causa estranheza e muitas dúvidas. Por esses dias vi comentário bem confusos sobre a nova campanha da Shiseido, de gente dizendo que se tratava de agênero. Não! Apesar de a campanha ser brilhante - e estar cotada para levar um dos leões de Cannes - a peça é uma importante estratégia de marketing e fala sobre preconceitos.

A roupa agênero - ou simplesmente roupa feita para pessoas - é um tipo que não identifica o que é masculino ou feminino, dando liberdade para qualquer um usar o que está a fim. Na campanha da marca de cosmético a roupa é totalmente diferenciada. Meninas estão de vestido ou saia, enquanto os meninos aparecem de camisa, gravata, suéter e calça.

Falei de preconceito porque o vídeo claramente dá um tapa na cara de quem cria rótulos, julga pela aparência. Mas, definitivamente, não se trata de roupa sem gênero. Aliás, quando o lance é vender maquiagem os japoneses vão além e defendem: qualquer um pode usar, não importa o sexo.

O comercial foi desenvolvido pela agência Watts of Tokyo com buzz insano que realmente viralizou. O jogo de câmera é engenhoso e sem cortes. E o plot twist dá um nó na cabeça. Nada de muitos efeito visuais, só para provar que uma ideia bem executada vale mais que mil recursos digitais. 

 

Texto: Cristiano Félix

Fotos e vídeo: divulgação

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now