Uniforme militar com balanço feminino: supra sumo do agênero

João Pimenta foi além da moda sem gênero: começou sua pesquisa de moda masculina com as curvas do corpo da mulher, corseletes, saias, bordados e babados e depois transportou isso para o universo dos homens de farda. Propôs, de maneira autoral e muito autêntica, como é de costume, que usemos um estilo militar – uma tendência que normalmente só aparece no inverno – em pleno verão 2017.
Como eu já falei por aqui, o SPFW não se divide mais em duas estações. Mas até isso pegar vai levar um tempo e os estilistas, pelo que percebemos, por hora ainda vão continuar fazendo coleções respeitando o calendário climático.
Quase todos os tecidos foram confeccionados especialmente para o estilista, incluindo as varandas de rede de balanço. O verão, aqui pra nós do Nordeste, é sinônimo de litoral e tudo o que combina com ele. Rede de balanço não pode faltar! E João, incrivelmente sagaz, nos homenageou com uma longline feita com varandinhas produzidas por associações de artesãos da Paraíba. A jaqueta que vai sobre ela é de fitas de VHS. Deram um efeito brilhante único e esse look (foto abaixo) foi o meu preferido, claro.

As produções finais foram pensadas em parceria com o stylist Daniel Ueda, que soube captar o maximalismo de João Pimenta, mas colocou seu olhar mais prático sobre todo o exagero decorativista dos uniformes e medalhas. O trabalho é conectado com o desejo imediato e a coleção de consumo, a mesma linha que João seguiu na temporada passada.
Leia também:
João Pimenta faz curva para o comercial (2015)

Texto: Cristiano Félix
Fotos: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
#SPFW #desfile #sãopaulo #moda #estilo #agênero #joãopimenta