Barquinhos de papel e refugiados na passarela: poética contra intolerância por Ronaldo Fraga (#SPFWn41)

26.04.2016

Ronaldo Fraga não entende de moda, ele vai além: entende de pessoas, de sentimentos e, na passarela, sabe contar histórias como poucos. Fechando a primeira noite de desfiles do SPFW n41 (a partir dessa edição o evento não se divide mais em inverno e verão), o estilista falou sobre intolerância e colocou cinco refugiados no casting da apresentação de "Re-existência".

A cada entrada se via a profundidade da pesquisa. Ronaldo passou dois meses na África, conviveu com refugiados, se debruçou sobre a literatura de Walter Hugo Mãe e do moçambicano Mia Couto. Correntes, figas, barquinhos de papel e toda a poesia que possa existir em forma de roupa estavam em bordados sobre tule e no absurdo que é o trançado em seda rústica, trabalho dos dois últimos vestidos exibidos (esquerda da foto).

Tudo é tão detalhado que a aplicação dos barquinhos de papel, simbolizando a fragilidade e a esperança por notícias melhores, foi feita com impressão de um jornal de Moçambique. 

Tranças também havia nos cabelos, na beleza concebida por Marcos Costa. Os nós simbolizam aprisionamento, mas também liberdade, convida os negros a se empoderarem de sua beleza e cultura.

A roupa é abrigo e novamente não há tanta preocupação comercial. Mais importante é o registro do tempo. “A moda tem diferentes faces e formas para se registrar uma história e a que desde sempre me seduz é a face político-cultural desse fascinante vetor de comunicação e consumo criado pelo homem”, disse Ronaldo.

Sem deixar a poesia de lado, mas falando um pouco mais de roupa, Ronaldo colocou menos transparência nos modelos masculinos, ao passo que as roupas femininas revelaram muito mais da silhueta. A linguagem do agênero continua lá, nas calças e bermudas que se fecham como envelopes e em duas saias. Porém, há diferenças.

Esse câmbio se dá a uma parceria inédita e que foi oficializada com elogios. Pela primeira vez Rodrigo Fraga, irmão de Ronaldo, desenvolveu a coleção masculina. Rodrigo, que já passou pela Casa de Criadores, escolheu um costume de linho amassado para abrir o desfile com tudo o que há de mais atual na moda masculina, como o shape oversized cropped.  

Veja mais detalhes na galeria:

 

Saímos para brindar a nova coleção logo após o desfile e Ronaldo contou sobre um novo projeto, ainda sem data fechada. No final de maio ou em junho vai abrir em Belo Horizonte, sua terra natal, o "Grand Hotel Ronaldo Fraga", com um conceito além de loja. Vai ter até barbearia dentro do casarão histórico, para alegria dos marmanjos. 

 

Texto: Cristian Félix

Fotos: Agência Fotosite 

 

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now