Xadrez em nova escala e cores do inverno 2016

29.02.2016

O xadrez está quase sempre associado exclusivamente ao inverno, o que é um grande erro. Essa é uma das estampas mais clássicas e está cheia de novas escalas. Para o outono-inverno 2016 os padrões encontram muitas variáveis, inclusive se misturam características dos meses mais quentes. Os coloridos, que normalmente são vistos apenas no verão, ultrapassaram a barreira da estação. Como o tempo é de tons terrosos, o laranja e o mostarda, por exemplo, vêm ganhando força.

Aqui no Brasil a Colcci aposta numa paleta de terrosos e tons pastel que é inspirada numa jornada natural por ambientes ainda pouco explorados. A marca até fez casacos em homenagem a grandes cidades, como Paris e Milão, mas se aprofunda mesmo em roteiros que incluem o Deserto de Gobi, Namíbia e a Laguna Colorada. Dessas paisagens naturais e enigmáticas foi extraído muito marrom, telha, beges e o velho caramelo, chamado agora de camelo.

Você já deve ter ouvido que a história do xadrez vem da Escócia, onde o tartã (do inglês tartan) é uma estampa muito comum em kilts – aquela indumentária típica escocesa tipo uma saia envelope. Mas, segundo o historiados têxtil J. W. Barber, esse padrão já era usado pelos Celtas, entre os anos 700 e 50 a.C. Era a idade do ferro e os primeiros vestígios teriam surgido nos pântanos da Alemanha e Dinamarca.

Inicialmente feito em lã leve, como diz o próprio nome, o tartã evoluiu. Falamos de Vichy, do clássico geométrico da Burberry e até do icônico pied-de-poule. Alguns livros registram que Coco Chanel introduziu o xadrez no guarda roupa feminino no ano de 1916. Mais tarde, em 1970, a estampa foi muito usada por Vivienne Westwood para compor visuais inspirados na cultura punk. Daí é que surgiu a associação com os metalizados e o couro.

Essa referência virou eterna e no inverno sempre volta. Nesse, por exemplo, a boa pedida é usar camisa xadrez (vale fechada, por dentro de um casaco ou por cima de  uma camiseta) com alfaiataria ou jeans e, claro, coturno. O que eu estou usando na foto a Louis Vuitton considera ankle boot. O modelo leva o nome de Sword, é feito em couro de bezerro e eu adoro por ter sutilezas bem moderninhas como o ilhós retangular do cadarço e o solado tricolor. Todo o restante da produção é da Colcci e foi montado pela Maria, uma vendedora que é considerada patrimônio da marca. Se vocês forem à loja do Midway, em Natal, procurem por ela!

Na revista/catálogo da marca, o modelo Diego Fragoso usa um coturno ainda mais robusto, com solado de madeira e borracha grossa. Os looks são uma boa mescla de estilos. Tricôs dividem espaço com jeans, malha, moletom e alfaiataria. Mas também aparecem tecidos com estampas florais. Fica visualmente bem interessante e principalmente no cenário do Hotel Fasano Boa Vista, no interior de São Paulo. 

Foi lá também que Gui Paganini fotografou a campanha principal com a über model Gisele Bündchen e Scott Eastwood, filho de Clint Eastwood. Repare na mesma cartela de tons terrosos. Está por todos os lados!

Como usar xadrez

 

* Use uma das cores da padronagem em alguma outra peça, mas seja discreto. O look descoordenado é muito interessante.

* Brinque com florais e listrados, inclusive na sobreposição.

* Se o tom principal do xadrez for escuro, tente suavizar com outra peça de cor clara. Bege nessa temporada vai muito bem pra casos assim.

* Preste atenção no desenho dos quadros: a linha mais escura na vertical ajuda a emagrecer.

* O xadrez com padrão grande e mais de quatro cores é mais conveniente para o verão, mas não precisa se prender a isso.

* Inverno pede tons mais sóbrios e cores escuras intercaladas com uma viva.

 

Texto: Cristiano Félix

Fotos: Éverton Barbosa e Gui Paganini/divulgação

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now