Short na praia e novos parâmetros

05.01.2016

Ipanema, Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Ibiza. Em nenhum desses luares me senti tão peixe fora d’água como em Morro de São Paulo. A ilha na Bahia é um desses lugares paradisíacos cheios de turistas estrangeiros que aparecem e sustentam seu jeito de agir e vestir. E os swim shorts (calções curtos) de tactel estão dominando as areias. De sunga eu destoava, como se tivesse sido teletransportado de um século muito distante.

Não sou do tipo que se incomoda facilmente com olhares inquisitórios e continuei a pear sol – o bronzeado fica muito mais agradável, vamos combinar – e nadar com minhas sungas. Mas, para passeios, experimentei o short curto e resolvi contar um pouco das impressões. Mas, antes disso, dê uma olhada na galeria de imagens da praia 2, de Morro de são Paulo, pra ver que não há exagero nenhum no que estou dizendo: quase todos os caras usam esse modelo!

 

Algumas impressões   > 

Impressão 1: Os shorts são realmente muito confortáveis para caminhadas, corridas e para a prática de esportes na areia. Dão mais mobilidade que uma bermuda de surfista que normalmente amarra no joelho. Pode apostar pra bater uma bola ou jogar frescobol, só não vale para os esportes aquáticos. Mesmo os que secam rápido são incômodos porque ficam mais pesados. Pra cair na água eu sempre vou preferir uma sunga.

 

Impressão 2: Sempre será impossível tomar sol com um swim short! Numa tentativa de driblar o bronzeado tosco, muitos caras prendem a barra na cueca de nylon que normalmente tem por dentro. E o formato fica muito estranho, como a saia balonè que sua irmã usava nos anos 1980.

 

Impressão 3: É muito mais bonito à segunda vista. Portanto, se você olhou com preconceito da primeira vez, experimente! Os modelos mais interessantes são os que conseguem passar uma mensagem além do “sou moderninho”. Pelo comprimento esse primeiro recado é natural, mas você também pode dizer aos outros, sem palavra, que é engraçado, divertido e uma ótima companhia para os dias quentes de verão se usar uma microestampa colorida de peixes, âncoras, flamingos ou frutas.

 

Na gringa esses shorts são feitos sob medida, como um terno. Ou seja, a diferença entre o acerto e o vexame é quase milimétrica, além de ser uma questão de conforto, já que o calção nos dá um pouco mais de condição de manobra, saca?

Essa ideia de feito por encomenda foi difundida por Adam Brown, fundador da Orlebar Brown, o cara que popularizou praticamente sozinho o estilo de banho “equipado” para os homens. O termo utilizado é esse mesmo porque com um calção assim você deixa a mochila em casa. Põe algum dinheiro e protetor solar no bolso e só precisa carregar a toalha na mão. Simples assim.

Em agosto do ano passado escrevi sobre como escolher entre sunga e bermuda. tinha acabado de voltar de uma viagem e vi em Ibiza muita gente usando os swim shorts. Eles não eram muito vistos por aqui, hoje já são mais.

A gente por aqui dificilmente vai conseguir um por encomenda. Eu comprei uns dois pares que me couberam bem. Mas, para que ninguém cometa nenhum crime hediondo e mostre partes por aí, vamos a mais algumas dicas: 

 

Leia também:

Sunga ou bermuda? 

Mostre alguma coxa

A sua altura é fundamental na hora de escolher a estrutura e o tamanho. Até os anos 1990 todo mundo usou calções curtos demais. A ideia agora é não mostrar tanto, eles precisam estar três ou quatro polegadas – meça quatro dedos - acima dos joelhos. Ou seja, nada de usar o short no meio da coxa, certo?

Como é um modelo que evidencia as pernas, elas precisam ser bem construídas, proporcionais. Coxas muito finas ou grossas demais não ficam bem nesse tipo de modelo.

 

Deixe a cintura confortável

Verão combina com drinks e cerveja e, portanto, a gente tende a ficar com o abdômen um pouco mais dilatado depois de um dia inteiro na praia. Por isso é que os shorts com elástico e os que combinam velcro e cordão são os mais indicados. Os com botão te deixam mais propenso a erros clássicos como mostrar a peça de baixo ou apertar demais a cintura.

 

Qual material escolher

O tactel é o mais comum e fácil de usar, mas existem muitos tecidos sintéticos e tecnológicos para te deixar confortável. Nylon é outra forte preferência. Até shorts de malha com proteção solar eu já vi!

 

A cor ideal

Pense sempre no seu tom de pele na hora de fazer essa escolha. Peles mais claras pedem cores suaves, tons pastel, enquanto os que têm pele morena ou negra podem brincar com cores mais brilhantes. Enfim, há muito mais possibilidades do que o azul marinho e preto.

Apesar de ser muito branco, tenho escolhido os coloridos com base azul, uma cor que acho que me favorece. Também comprei um liso, branco, mas que tem listras em vários tons de verde, começando com o oliva, na frente, altura dos bolsos.  

 

O que usar por baixo

Nunca mostre a cueca! Eu sempre vou com sunga por baixo pra não ter erro. Mas, como estamos falando de novos padrões da moda praia, acho que nem cabe dizer que não se deve usar cueca por baixo. Alguns caras preferem e não há nada que possamos fazer. Entretanto, nunca será estiloso e muito menos elegante. Enfim, se você está nesse hall, use a cueca com o cuidado de não deixá-la aparecer.

 

Com o que combinar

Regatas e camisetas sempre! Também combina com camisas abertas de linho ou tecidos finos. Com blazer nesses mesmos materiais fica incrível. E troque o seu calçado fechado por um belo par de sandálias de couro ou uma alpercata mais luxuosa pra fazer o estilo Riviera.

 

Leitura complementar: Fashionbeans

 

Texto e fotos: @cricofelix

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now