Retrospectiva da moda masculina 2015

25.12.2015

Esse tal de 2015 foi um ano de ruptura em diversos aspectos. Quebramos muitos padrões inclusive na moda, definitivamente. E foi por isso que resolvi encerrar o ano com uma retrospectiva de muitas dessas tendências de desconstrução. De todas essas, acho que só não usei as yellow boots, embora tenha usado muitas botas.

Em algumas imagens vocês vão poder observar que há mais de uma tendência. O longline está junto com o destroyed, o all jeans com os tênis brancos e por aí vai. E a lista poderia ser muito maior que um TOP 10. Aqui eu nem falei das barbas, dos chapéus, dos brogues e mais um punhado de coisas. Mas acho que é um bom resumo. E pra quem quiser ler mais, tem outros post relacionados que foram escritos ao longo do ano.

Aliás, a ideia da restrospectiva surgiu de um texto publicado originalmente na minha coluna no Novo Jornal. Para ler é só clicar aqui.

Divirtam-se e lembrem de reciclar! 

 

1. Destroyed

 

O detonado estava principalmente nos jeans, mas não apenas nas calças. Jaquetas e coletes do mesmo material foram rasgados no melhor modelo DIY ou mesmo nas indústrias têxteis. Apesar do perfume rock e urbano, essa moda deve ser muito vista durante o verão 2016. É despretensiosa na medida certa e vai contrapor com as muitas cores e estampas das camisetas da estação.

 

2. Longline 

 

Ele surgiu na Europa rompendo barreiras. Fez diminuir o tamanho das jaquetas e a ideia de que elas tinha de ter a mesma altura da peça de baixo. Os jogadores de basquete e rappers fizeram esse tamanho large emplacar de fato, mas foram os rapazes da moda que colocaram um visual mais slim e ganharam o mundo. Em 2016 elas ainda continuam em evidência, mas surgem com mais força as barra abauladas. 

 

Leia também:

Longline

 

 

3. Tênis brancos

 

Na cidade com um blazer e uma pasta e na praia completando o estilo navy: os tênis brancos deram uma guinada na onda dos mega coloridos e são uma opção extrema e muito prática. Ressurgiram diretamente dos anos 1990, mas numa versão ainda mais minimalista e sofisticada.

 

Leia também:

Os tênis brancos voltaram!

 

 

4. Minimalismo 

 

Não é só uma questão de crise econômica. O minimal está vem crescendo desde que as pessoas entenderam a mensagem de Coco Chanel. Tampouco quer dizer que seja básico. A simplicidade é o último grau de sofisticação, não é mesmo?

 

Leia também:

All black além das passarelas

 

 

5. Yellow boots

 

Não sei como as amarelas pegaram. Eu, particularmente, prefiro as pretas e marrons. Mas é incontestável o sucesso que elas fizeram, chegando incluisve a ser customizadas na grandes cidades. Um estouro como não se registrava havia 40 anos.  

 

Leia também:

Yellow boots, since 1975

 

6. Camisa na cintura 

 

Quando o boho surgiu, as camisas começaram a ser penduradas na cintura. Era uma forma de compor o visual, colocando mais uma informação. Essa pegada meio rock se misturou com folk e romântico. Vários estilos, enfim. 

 

Leia também:

Lumberssexual: Será que essa moda pega?

Boho é o estilo do nosso tempo

 

7. Undercut 

 

Ele já tinha aparecido em 2014 nas cabeças de Beckham e Cristiano Ronaldo, mas foi em 2015 que ganharam de vez a cena. Pra não dizer que não houve novidade, o undercut serviu para construir o coque samurai: outra versão muito bacana!

 

Leia também:

O corte do ano

 

8. Calça jogger 

 

Confesso: sempre tive resistência a esse modelo super esportivo, mas depois de uns passeios por Nova Iorque me rendi. As calças jogger, com elástico na perna, estão em todos os lugares e são usadas das mais diferentes maneiras, até mesmo com camisa e sapato social. Blazer inlcusive.  O cara da foto é o modelo italiano Mariano di Vaio, #apenas um dos caras mais incríveis do planeta em questão de estilo.

 

9. All jeans 

 

O jeans com jeans deixou de ser encarado como básico. Jogue um casaco ou blazer por cima e capriche nos acessórios (gravata e lenço, por favor) e vai entender o que estou falando. É quase uma unanimidade. 

 

10. Estampa floral

 

Ficou para o final, mas é uma das tendências que mais curti e usei, sobretudo durante umas semanas na Grécia e por Ibiza. Na gringa era só o que se falava com a chegada do verão. E por aqui o verão já começou com elas, que antes eram vistas basicamente em bermudas. Agora podem estar nas duas peças, com a mesma estampa, e fazer um combo interessantíssimo. 

 

Leia também:

Floral: a estampa mais vibrante do próximo verão já tem 80 anos

Floral masculino

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now