Bacalhoada com vinho português no Real Clube

01.12.2015

O Bistrô Real Clube do Bacalhau traz pratos portugueses originais para Natal e não só isso: o ambiente é familiar e você ainda vai ser atendido por uma equipe importada de terras lusitanas, pois, pois. O restaurante pertence ao português Jorge Sequeira e a potiguar Elideuma Marinho e possui um ambiente caseiro aconchegante e uma comida deliciosa. É como chegar à casa de um amigo. Você toca a campainha e vão te atender; nada de portas abertas.

O cardápio é bem mais variado do que se pressupõe pelo nome da casa. Obviamente os pratos com bacalhau são os prediletos dos comensais, mas pode levar seu amigo carnívoro pra devorar um belo cordeiro ou aquele que prefere se fartar de comer frutos do mar. As entradinhas para quem quer beliscar são excelentes e podem ser facilmente combinadas com um vinho da vasta carta que o restaurante possui. A maior parte dos rótulos é de vinícolas portuguesas, com certeza! Fiquei com o Redondo, 2012 (R$ 79), do Alentejo, feito com blend de uvas Castelão, Trincadeira, Aragonês e Moseto.

Essa semana estive lá pela segunda vez com alguns amigos e registrei tudinho para compartilhar com vocês. Começamos o nosso almoço de domingo com o tradicional bolinho de bacalhau. O garçom que nos atendeu era de Coimbra e com aquele sotaque amigável sugeriu que provássemos a patanisca de bacalhau. É quase uma versão do bolinho, só que feita com farinha de trigo e vinho branco seco. Na dúvida, pedimos os dois!

As pataniscas chegaram primeiro. Um bolinho menos uniforme e que surpreendeu pela sua leveza e sabor suave. Uma delícia que gostamos mais do que o original bolinho de bacalhau feito com batatas. Dica infalível: prove com um pouco do molho feito com a pimenta plantada no quintal do restaurante. Ele é um pouco picante, mas muito saboroso. Aliás, quando se trata de pimenta é sempre bom maneirar pra que ela não se sobreponha ao sabor do alimento.

Para continuar, pedimos um Bacalhau à Moda da Minha Terra (R$ 129, para dois). Apesar de preferirmos os pratos que servem o bacalhau em postas altas, aceitamos mais uma vez a sugestão do nosso simpático garçom e mudamos. O bacalhau é assado “às brasas”, depois desfeito em lascas e servido em uma travessa com azeite perfumado com alho, cebola roxa e azeitonas pretas. Acompanha batatas ao murro. Este prato é a versão do restaurante que mais se aproxima do Bacalhau à lagareiro.

Curiosidade: o Bacalhau à Lagareiro é um prato típico de Portugal onde o peixe é assado na brasa com cebolas, batatas, alho e azeite. O nome está ligado ao fato de este prato ser preparado em fornos de lagares de azeite, que são os locais onde se “pisam” as azeitonas para extrair o azeite.

Como o almoço foi todo à moda portuguesa, pedimos uma típica. A baba de camelo é um mousse de caramelo que é servido em uma taça e coberto com farinha de biscoitos. Fui no português, mas não podia deixar de provar outra delícia que não está no cardápio. Quando vocês estiverem lá peçam para provar o sorvete de pitaya. Ele é servido sobre uma fatia de bolo de avelã. Super diferente e refrescante!

A tarde de almoço terminou sem pressa com uma taça de vinho do porto como cortesia da casa. Mais uma delícia que só nos faz ficar com mais vontade de voltar ao lugar.

O restaurante fica em Natal, no bairro do Tirol, R. Miguel Barra, 848. Abre todos os dias para o almoço e jantar, com execeção dos domingo, quando fecha às 17h. 

 

Real Clube do Bacalhau

Telefone: (84) 3201-4254

 

Texto: Éverton Barbosa (@namoranga)

Fotos: Éverton e Cristiano Félix  

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now