Apartamento para dois

16.11.2015

O momento de deixar a casa dos pais pressupõe um nervosismo e certa indecisão, ainda que você não vá morar sozinho. Soma-se a isso o fato de um lar planejado para dois precisar ter a cara do casal, não apenas a personalidade de um. Por mais que as pessoas se identifiquem e sejam parecidas, sempre haverá características individuais.

Resolvi escrever sobre como decorar um apartamento de casal porque dia desses Cláudio, meu irmão, e a namorada dele me viram compartilhar no grupo de whatsapp da família a foto de uma mesa de centro nova. E daí que me pediram pra sair e escolher alguns móveis pra eles também.  Eu fiz mais: rolou quase uma terapia de casal.

Normalmente as mulheres são mais ousada, jogam cor em móveis diferenciados com mais facilidade. Aline é um ser estranho nesse quesito, conservadora nas escolhas, sempre vai pra tons neutros. Meu irmão gosta de tudo o que é diferente, de luminárias ao sofá. Mas, como é meio desorganizado, precisa ter cuidado para a decoração com uma pegada mais despojada não virar displicente.

Enfim, eles compraram um apartamento, e eu escrevi essa listinha básica que espero que leiam e pratiquem. Ela pode te servir também, ou, se não fosse assim, eu escreveria uma cartinha pra os dois, né? Então, aproveite!

As dicas valem para todos os estilos, tanto que selecionei imagens de vários. É só adaptar ao seu.

 

Leia também:

O que todo homem deveria saber sobre decoração

 

Cor na sala principal

Aconteceu comigo e pode ser seu caso também. A gente sai da casa dos pais, onde o quarto é o cômodo mais pessoal e guarda tudo, pra um lar inteiro que precisa (e deve!) ser explorado. Esse momento é de alegria e, por isso, o primeiro espaço da sua casa, onde você vai receber, precisa ser carismático e leve.

Dá pra arriscar em diferentes medidas, com a mesma proposta. Quando a cor é pontual e está em objetos, é mais fácil renovar a decoração trocando almofadas e vasos. Nesse caso os móveis e paredes são mais sóbrios, como bege e cinza. Para surpreender, faça justamente o oposto, use cores em tudo o que for maior: sofá, mesa e a principal parede.

Aliás, quanto mais amplo e contortável for o sofá, melhor. Ele pode inclusive se espalhar por toda a horizontalidade da sala ou ceder um pouco de terreno para poltronas igualmente espaçosas. Outra boa pedida é fazer uma iluminação diferente, escolher luminárias que sejam protagonistas. 

 

Ninho com romantismo

O quarto do casal é o coração da casa e, por isso, além do seu parceiro (a), apenas deve ser visitado por amigos e familiares mais chegados. Diferentemente da sala, aqui os tons são sempre neutros, para dar um clima de relaxamento. Os tons mais claros de cinza, azul céu, bege e branco são ótimas opções. O descanso nesse espaço é fundamental e, quando você quiser uma noite tórrida, basta brincar com velas e criar um clima ótimo.

Para o clima de aconchego não ser apenas visual, invista em almofadas e travesseiros macios. Móveis também podem ser confortáveis aos olhos, como os feitos de madeira rústica, mas há que se contrastar com móveis mais nobres, como o criado mudo de espelhos, para garantir um ambiente eclético e que mostre que o par se completa. Outra dica bacana é investir em fotografias de viagens e quadros que, numa composição, contem a história do casal.   

Havendo espaço, invista numa pequena mesa e duas cadeiras. Café na cama é um barato e super romântico, mas pode deixar muita sujeira. Tendo isso tudo dentro, num domingo preguiçoso você não vai querer sair do quarto.

 

Banheiro compartilhado

Tomar banho juntinho é uma delícia, mas não dá pra fazer todos os dias. Invista em um banheiro com duas cubas na pia, separando as coisas do casa e otimizando o tempo. No quesito decoração é bom investir em pelo menos um elemento de destaque no piso ou na parede. Ele pode ser tão relaxante quanto o quarto e talvez até na mesma cor. Esse azul, por exemplo, é fantástico!

Pra quem gosta da pegada mais rústica, vale investir em um tamborete de corda ou escada de bambu para pendurar as toalhas. Acessórios assim te fazem sair do óbvio de kit de banheiro comprado em uma loja qualquer. Tudo o que for personalizado vai revelar mais sua identidade. É o que há de mais cool!  

 

Cozinha com amor

Um cozinha bem cuidada te fará passar mais tempo dentro dela e também seus convidados se sentirão muito bem ali. Se o coração é o quarto, a cozinha é a alma da casa. É fundamental ser decorada com amor, mas também precisa ter uma boa pitada de praticidade.  

Não carregue muito esse ambiente! Na maior parte dos apartamentos esse espaço é pequeno, os pontos de cor devem ser bem dosados. Armários brancos nunca saem de moda e podem ser muito modernos, sim!

Esses da foto são de laca, um acabamento super charmoso, mas que só vai te servir bem na cozinha se você fizer o tipo cuidadoso. Os relaxados ou mais estabanados podem escolher fórmica mesmo, por esse ser um material mais difícil de danificar. A madeira que leva aconchego aos outros ambientes está aqui também, mas precisa ser dosada porque o principal é poder limpar bem. E, nesse aspecto, o inox e as bancadas de vidro e mármore são invencíveis.

Dica: tenha sempre vasinhos com os temperos que você mais usa à disposição. Eles alegram o ambiente e a comida vai ter um frescor a mais.

Quando a cozinha invade a sala, a decoração deve ir junto. E, nessa hora, não economize. Afinal, toda a vida que você colocar nesse espaço vai invadir a casa inteira. 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now