SPFW: João Pimenta faz curva inteligente para o comercial


João Pimenta fechou as portas das lojas para atender com hora marcada e tudo feito sob medida. Incrivelmente no SPFW ousou fazer o contrário: se mostrou mais comercial, apresentando um homem que está pronto para ganhar as ruas e festas mais elegantes. Um homem que aposta na alfaiataria tradicional, recebe bem a reinterpretação de seus ícones e tem um quê de brasilidade.

A flor de lapela fala muito sobre essa proposta. É bordada, mas não menos delicada. O laço da gravata foi desfeito, também virou flor. E o acabamento dos paletós salta aos olhos e mostra o cuidado com que o estilista usou os mais de 20 tecidos vintage da Paramount para criar seu inverno 2016.

O esmero no arremate é notório, assim como a curva que João Pimenta faz para continuar posicionado num espaço de exclusividade. Ele, que fez escola e muito insistiu em colocar masculino fluido e agenero na passarela do maior evento de moda do país, agora, quando outros nomes começam a seguir a ideologia, foca num homem que pensa além da desconstrução, valoriza o clássico atualizado.

Camisa, colete, blazer, capa, sobretudo, o que for: todas as peças são ajustadas. Enquanto a parte de cima está no lugar, as calças podem ser sequinhas ou amplas, bem no contexto da moda esportiva, da versatilidade e do conforto que a rua pede.

Ainda que tenha sido mais explorada em todas as linhas masculinas nessa temporada, a transparência carrega o sentido de agenero e os códigos transgressores de Pimenta. Apareceu bordada, colorida. No peito e nas mangas. São essas minhas peças preferidas do desfile.

Os jacquards, jabôs e casacos, que dão volume ao quadril e viram saias, amarrados na cintura também mostram seu DNA. O babado na lapela de alguns paletós talvez seja a peça mais fácil de ser adotada pelas mulheres que também flertam com o guarda-roupa do estilista.

Texto: Cristiano Félix

Fotos: Zé Takahashi e Marcelo Soubhia (Ag. fotosite)

DESFILE

Direção criativa: João Pimenta

Styling: Paulo Martinez

Beleza: Ricardo dos Anjos

Direção: Roberta Marzolla

Trilha: DJ Zé Pedro

#SPFW #moda #roupaatemporal #menstyle #style #homem #fashion

Destaque
O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui: