Setembro Dourado contra o câncer infantil: ajude a divulgar

09.09.2015

O câncer é responsável por 7% das causas de morte por doença em criança e adolescentes entre 1 e 19 anos aqui no Brasil. Por isso é que a campanha Setembro Dourado, que alerta para os sintomas da doença, é muito importante. Basta se vestir de amarelo e ajudar a divulgar.

Hugo Barros foi quem me convidou pra entrar nessa campanha. Quem me acompanha aqui no blog sabe que recentemente eu me envolvi com uma causa para arrecadar verba para manter projetos do Grupo de Apoio à Criança com Câncer do RN. E agora aproveito pra dizer: foi um trabalho voluntário que me fez um bem danado!

Na minha família há muitos casos de câncer, mas todos em adultos. O câncer infantil acomete menos pessoas, é verdade, mas deve ser ainda mais sofrido. Sinceramente, imagino quão devastadora é a doença em quem sofre e nos pais da criança.

O último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostra que em um ano foram registrados quase 12 mil novos casos no Brasil. As regiões Sudeste e Nordeste apresentaram os maiores números de casos novos, 5.600 e 2.790, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.350), Centro-Oeste (1.280) e Norte (820).

Os tipos mais comuns são leucemia (33%), tumores do sistema nervoso central (20%), linfoma (12%) e tumores germinativos (9%). A resposta ao tratamento é boa na maioria dos casos, sendo observadas taxas de sobrevida em cinco anos em torno de 80%, mas, para isso, é importante diagnosticar precocemente.

Enfim, façamos nossa parte. Lembre-se: basta ajudar a divulgar os sintomas!

 

Foto: Éverton Barbosa

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now