High Line Park, NY: uma experiência renovadora

30.08.2015

Com mais de 2,3km de extensão, o High Line Park, em Nova Iorque, prova para o mundo o quão importante é pensar em sustentabilidade e incentivar a criação de espaços de convivência nos grandes centros urbanos. Toda essa área até bem pouco tempo estava desativada, era um grande monstrengo de concreto por onde deixou de passar uma linha de trem, a West Side Improvement, em 1980.

O governo local sinalizou demolir tudo em 1999 e um grupo de moradores, chamados até hoje de os “Friends of the High Line”, fizeram vários protestos e conseguiram convencer de que seria melhor investir o dinheiro empregado na demolição, o equivalente hoje a US$ 2 bilhões, na criação de um parque. De quebra ainda evitaram que uma montanha de resíduos fosse jogada fora, poluindo ainda mais o meio ambiente.

Essa foto (reprodução) mostra o elevado ainda na época de funcionamento dos vagões.  O elevado era uma forma de proteger os pedestres dos trens considerados perigosos

 

O projeto deu tão certo que mais de 720 equipes de 36 países elaboraram propostas para reocupação da área. A melhor foi executada, criando esse parque suspenso. A reforma começou em 2006 e a primeira parte foi entregue em 2009. A última etapa foi liberada ano passado.

O High Line está pronto, mas dá muitos sinais de que não vai parar de crescer. Em importância, sobretudo. Hoje há muitos prédios sendo erguidos e reformados ao redor, a área virou símbolo da vanguarda americana e vai sendo exportada para o mundo inteiro.

Brasileiros como o grafiteiro Kobra já deram as caras por lá, pra levantar e coloriri ainda mais o espaço.

 

Recentemente, no final do ano passado, a cidade de São Paulo começou a discutir o que fazer com o Minhocão. Muitas propostas de reocupação do viaduto surgiram e uma delas foi inspirada no High Line. Infelizmente nada foi decidido ainda e a estrutura de concreto é fechada nas tardes de sábado e aos domingos para o lazer dos moradores. No restante do tempo continua sendo caminho do trânsito pesado e ensurdecedor da paulicéia.

Enfim, o modelo está aí pra inspirar. E, antes do High Line, registre-se, foi criado um parque desse tipo em Paris. No Velho Mundo, o Promenade Plantée tem 4,8km e está aberto desde 1993, alegrando a cidade. Conclusão: estamos atrasados pelo menos duas décadas e ainda construindo viadutos.

Precisamos aprender a conviver melhor. Ou, como já levantava bandeira a versão mais amável do Einstein, a "ciência" não é mais a resposta pra tudo. O amor agora é!

 

Texto e fotos: Cristiano Félix

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now