Barba perfeita, mesmo com falhas

14.08.2015

Atualmente tida como um dos maiores símbolos do masculino e da sexualidade, a barba pode ser trabalhada, ajudar a encobrir imperfeições ou definir melhor as linhas do rosto, mas, como tudo, dentro dos limites da genética. Andei pensando muito nisso, sobretudo depois de ver uma foto do Lasse L. Matberg, recentemente eleito “a melhor barba da Noruega.”

Depois de características naturais, tem muita matemática por trás das linhas de uma simples barba, pode acreditar. O que quase todo mundo faz já é um bom começo: tirar os pelos que nascem desalinhados, perto da maçã do rosto, numa linha diagonal, acompanhando o maxilar até a altura do canto da boca.

Quem tem papada cobrindo uma parte do pescoço tira um pouco menos na parte de baixo. Pescoços mais alongados podem ficar mais expostos. Via de regra é assim. E de resto um bom profissional precisa fazer a melhor avaliação de qual desenho acentua os ângulos, o que deixa o rosto mais masculino.

Esse desenho aqui acima é autoexplicativo. Mas o tipo de barba, longo e triangular, sempre me deixou com muitas dúvidas. Eu, por exemplo, que tenho falhas na linha do cavanhaque, nunca poderia pensar em cultivar uma assim – a menos que desembolsasse uns bons R$ 5 mil num transplante.

Até pouco tempo atrás eu não gostava nada dessa limitação. Mas aí comecei a ler sobre o assunto e todos os especialistas diziam que a barba muito longa, como a desses exemplos, só deve ser usada por quem tem o estilo muito largado, nunca por alguém que precise, ainda que de quando em vez, estar numa situação formal. Executivo, passem bem longe, portanto. Além disso, comecei a notar que esse estilo deixa a cara mais abatida, envelhece mesmo. Como já passei dos 30 e o tempo não está de brincadeira, fiquei feliz e aceitei.

Hoje fui à Compadre Barber Shop e Fábio Medeiros, o barbeiro/bonitão aí da foto, terminou de me convencer: “A barba muito cheia dá a impressão de que a pessoa colocou uma pelúcia no rosto, eu particularmente não gosto. A barba falha dá uma certa leveza, é uma identidade. Ela só não pode ser muito falha, os extremos são sempre perigosos. Pra ser charmoso também tem de ser harmônico.” 

Enfim, como não estou a fim de fazer pirotecnia no rosto e acho que você deveria pensar o mesmo, resolvi falar sobre o que é possível a gente ter. Fábio, pra me alegrar, citou o Cauã Reymond como referência de estilo. Ele também tem as mesmas falhas e, cá entre nós, isso não é nada impeditivo. 

Com outro cliente ele foi ainda mais legal. O cara chegou à barbearia insatisfeito com a barba lisa e com cachos nas pontas. “Eu corri pra apanhar algumas referências porque não há nada como treinar o olhar. A gente viu que na Grécia Antiga todas as estátuas dos Deuses tinham a barba nesse mesmo estilo. Ele terminou se convencendo e agora está super feliz com a barba que tem”, conta.

 

Como disfarçar

“Deixar crescer um pouquinho ajuda a disfarçar legal. Quando existem falhas a gente precisa ir arrumando no rosto, quase sempre tem saída. Mas eu já recebi um cliente que em algumas áreas não tinha bulbo capilar e, mesmo tentando incentivar o crescimento, não ia crescer nada naquelas áreas.”

A barba falhada tem dois fatores bem comuns. O primeiro deles é o estresse. E depois vem uma doença que normalmente se confunde com micose, chamada alopecia areata. Normalmente quando ela ocorre, a perda de cabelos deixa buracos em formatos redondos. Caso suspeite de uma queda de pelos, procure um médico.

Segundo o dermatologista Maurício Nobre, a alopecia quase sempre tem um fundo emocional. “É normalmente uma doença transitória, de fundo emocional, e fácil de tratar. Dependendo da extensão, o profissional pode tratar com medicamento injetável ou prescrever um creme de uso diário”, explica.  

 

Não existe crescimento milagroso

Muita gente por aí está vendendo a ideia de que com uma mistura batizada de “shampoo bomba” se consegue crescimento dos pelos em até 4 cm por mês. Isso é uma grande cilada. O tal shampoo é feito com 300 ml de shampoo sem sal, 25 ml de Bepantol líquido e 3 ml de Monovin-A. O Monovin é um suplemento veterinário, usado de forma intravenosa nos animais com deficiência de vitamina A. O mais comum é ele causar problemas de pele, mas os efeitos colaterais podem ser muito piores, como danos à visão e infertilidade. Ou seja, não use!

“Poucas coisas fazem o cabelo crescer de verdade. Quando existe um quadro de calvície, por exemplo, o médico pode aconselhar o uso de um vaso dilatador. Tratamentos médicos desse tipo é que funcionam, o resto está mais pra enganação. Por isso é preciso ter muito critério na hora de buscar informação”, completa Maurício.  

No mercado há vários produtos específicos pra a barba, testados e que podem ser consumidos com segurança. Pra fazer a limpeza é importante usar um shampoo, principalmente quando a barba está um pouco maior do que o tamanho “por fazer”, justamente naquela fase da coceira em que os poros estão mais abertos e algumas bactérias podem se aproveitar. O produto vai te ajudar a higienizar, pode refrescar a pele e ainda combater as infecções mais superficiais.  

 

Limpeza correta

• No banho, passe o shampoo e esfregue bem para limpar, sempre no sentido de crescimento dos pelos. 

• Após o banho, tire o excesso de água com a toalha e use o secador para dar ainda mais volume à barba falhada.

• Para deixar os fios mais maleáveis, use um pouco de óleo ou pomada. A que você usa pra pentear o cabelo pode servir, mas esteja atento a possíveis sinais de aumento da oleosidade da pele.

• Com um pente fino, penteie sua barba fazendo com que os pelos cubram as partes da barba falhada.

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now