Sunga ou bermuda?

13.08.2015

Por mais que existam grupinhos e tribos em alguns pontos, a praia continua sendo um local democrático. Acesso livre e gente livre de pudores, cada vez mais. As pessoas vão como ficam mais à vontade e isso envolve o que vestir. Mas alguns homens ainda têm dúvida se devem usar sunga ou bermuda. Como o verão europeu está no auge e por aqui, por causa das estações um pouco menos definidas, ele está bem perto de chegar, resolvi falar hoje sobre essa questão que tem um ponto chave: conforto.

Antes de começar a explicar, dê uma sacada nesse vídeo que mostra a evolução do traje de banho masculino nos últimos 100 anos.

Muito interessante ver como as coisas mudaram e estão, de fato, mas confortáveis. Literalmente os homens usavam roupas de banho que cobriam mais que suas vergonhas e hoje podem usar apenas peças do tamanho de uma roupa de baixo. É uma grande conquista, mas senti falta da sunga Speedo - uma metonímia, já que foi a marca que provocou a inovação das sungas mais cavadas – e de uma separação mais clara entre o que acontece por aqui e o que rola na Europa, por exemplo.

O short mostrado por último (a versão 2015) está com tudo no verão europeu. Eu costumo dizer que ele é uma tentativa de acabar com as dúvidas dos homens mais inibidos ou que estão fora de forma e não querem entrar numa peça que marque e evidencie demais o corpo e os caras que preferem a bermuda, mas não sabem o que usar por baixo. É um meio termo porque essa peça tem pouco mais que o tamanho de uma sunga e aproveita o tecido tecnológico, adotado pelos surfistas, que seca mais fácil. 

Por terem elástico, esses shorts não ficam frouxos na cintura como o bermudão e acabam com a dúvida do que usar por baixo. Mas anote aí que se você prefere usar bermuda tipo surfista precisa ter uma sunga como peça de baixo. Usar cueca na praia é um horror e o pior dos pecados. Certamente você vai chegar e sair sozinho, sem chance de rolar nenhuma paquera. 

 

Pega mal ir com cueca ou sem nada por baixo. Mesmo que você não tire a bermuda, vai ser visualmente mais legal e mais confortável uma sunga discreta por baixo. 

 

Por causa da tendência europeia, os shorts estão sendo mais vistos aqui, mas não chegam a ser maioria. É uma onda usada por caras que têm mais informação de moda e fizeram uma viagem recente pelo Velho Continente. Poucas marcas brazucas apostaram. Já a sunga teve o seu auge e foi soberana entre os anos 1960 e 1980. Depois disso passou a dividir espaço com os tecidos sintéticos. Ou seja, dos anos 1990 pra cá, pelo menos aqui no Brasil, os dois trajes de banho convivem numa boa.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre em qual deve investir, vamos passar pra uma listinha de prós e contras de cada peça.

Nenhum de nós, simples mortais, tem o corpo do Marlon Teixeira. Mas escolhi essa foto

de uma campanha da SergioK pra mostrar que as sungas são sempre mais sexy 

 

Sunga

Boa opção pra praticamente todos os tipos físicos. Só quem está acima do peso deve pensar duas vezes, já que deixa barriga e glúteos muito em evidência. Para os baixinhos a dica é ver o comprimento da perna, pra que ela não fique enrolando na virilha. 

As lisas e de laterais grossas são discretas e mais sofisticadas. As tangas já estão datadas, não use!

A marca de sunga é sexy e deve ser renovada durante todo o verão.

Caso fique tímido com pouca roupa em púbico, evite as estampadas. 

O modelo Johannes Huebl está passando o verão em Formentera e Ibiza, na Espanha,

e sempre é visto com bermudas moderninhas. Já falei dessa duas ilhas aqui

 

Bermuda ou short

Baixinhos devem escolher um modelo acima do joelho pra não dá impressão de encurtamento das pernas. E os mais altos não devem nunca usar mais de dois dedos abaixo dos joelhos.

Fechamento de velcro com cordão é só pra quem está em forma. Caso tenha umas gordurinhas sobrando, escolha o ajuste de elástico. 

Impossível pegar uma cor com qualquer das duas, a marca fica feia. Pior ainda é enrolar na virilha pra ficar do tamanho de uma sunga quando estiver debaixo do sol.

Jeans pode ir à praia, especialmente aquele customizado, mas nunca pra ficar na areia. Use num bar à beira mar ou no calçadão. Se molhar ele fica pesado e com um formato feio.   

Adoro praia! E quem acompanha lá no instagram @cricofelix já sabe que uso sunga

na hora do mergulho e bermuda por cima em todos os outros momentos.

Essa da foto é da @matersolmodas 

 

Liso ou com estampa?

Quem gosta dos clássicos pode ir de liso ou listras, numa onda navy bacana, e quem tem uma pegada mais de moda pode ousar. Vale floral, geométrico e muitos outros padrões. 

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now