Decifre a etiqueta e o corte da sua camisa


Combo básico do armário masculino, o jeans e a camisa branca passam por uma revolução. Os formatos hoje são os mais variados e eles respeitam todos os biotipos. Ou seja: você vai parar de achar que as camisas brancas só ficam bem no James Bond.

Agora todo mundo pode ficar bem vestido com a icônica e fetichista camisa branca – desde que escolha o tamanho correto, claro. Mas, antes de se dirigir ao caixa pra comprar a sua camisa definitiva, repare no que diz a etiqueta. São várias modelagens: regular fit, tailored fit, custom fit, slim fit e superslim fit.

Os pequenos defeitos que o espelho insiste em te mostrar podem ser ocultados quando entra em jogo o corte, esse especificado na tal etiqueta. O problema, a partir de agora, será você entender o que ela quer dizer. Porque ainda que as camisas brancas pareçam todas iguais, elas podem ser muito diferentes.


REGULAR FIT

Esse corte também é conhecido como reto. Ou seja: se ficar bem nos ombros, é provável que a manga fique no comprimento correto e caia bem no peito também. Usar uma regular fit do tamanho certo é mais seguro do que qualquer outro formato. Esse modelo cabe em diversas ocasiões. Só tenha cuidado para não usar um tamanho maior ou menor que o seu e ficar com aspecto desleixado.


TAILORED FIT

Como o próprio nome diz, esse corte imita uma camisa feita sob medida. É como se você tivesse comprado uma regular fit e levado para ajustar, dando uma leve estreitada nas laterais, sem apertar demais. O ajuste é apenas no tronco, para realçar a silhueta masculina, ressaltando também os ombros. A manga mantém o padrão regular, com comodidade e liberdade de movimento.


CUSTOM FIT

As pessoas mais altas e magras se sentirão bem dentro desse corte. Isso porque são reduzidas as larguras, ajustando o tronco e dando mais contorno ao peito. Dá, sem dúvidas, um aspecto mais corpulento, mas ainda respeitando e disfarçando a barriguinha de cerveja.


SLIM FIT

Peito muito estreito e troco mais curto. Ideal pra quem tem o abdômen plano, vulgo tanquinho. Os caras mais altos devem provar e ter cuidado ao usar. Meu antigo chefe, por exemplo, com uns dois metros de altura, usava esse corte num tamanho menor que o ideal e parecia que a peça tinha encolhido na máquina de lavar.


SUPERSLIM FIT

É um slim fit levado ao extremo. Cai no corpo como se fosse uma segunda pele, ressaltando qualquer gordurinha. Os ombros também são ampliados, se multiplicam por dez.

#moda #estilo #glossário

Destaque
O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui: