Must have - primavera/verão 2016

28.06.2015

A semana que passou foi muito corrida, cheia de trabalho, dias inteiros de reunião. Então, só hoje parei pra ver o que tinha rolado nas semanas de moda de Milão e Paris. Como todo mundo sabe, o mês de setembro historicamente é o mais forte para a moda masculina, mas as propostas para a primavera/verão 2016 foram bem reforçadas. Confira alguns dos destaques. 

 

Dior Homme

Kris Van Assche, diretor criativo da Dior Homme, se inspirou em uniformes militares e blues navais para compor a coleção. Ele mesmo defendeu uma “maior exploração do vestuário.” Em termos práticos isso quer dizer que ainda há uma certa pressão para que nada saia muito distante do “estilo francês”, mas ao mesmo tempo que o corte respeita as raizes tradicionais, ele teve a liberdade de trazer para passarela uma encarnação mais contemporânea. Alguém duvida que é mais usual e vai vende melhor?  

 

Principais peças e ideias da coleção: Casaco camuflado com interior laranja, com gola virada; mistura de camuflado com estampas florais; estampa argyle, com losangos camuflados.

 

O que esquecer: calça utilitária de alfaiataria. Os muitos bolsos ficaram estranhíssimos. 

 

Valentino

Abacaxis! Deus sabe como evitamos eles em algumas ocasiões. Já vi em um café da manhã com políticos ninguém tocá-los. Eu convivo com uma consultora de governança corporativa que adora comer e enche o prato de rodelas a cada coffee break. Poeticamente a leitra que faço é que ela não evita pegar um abacaxi, mas sabe descascar como ninguém. Estou literalmente falando.

Talvez por causa dela eu tenha visto tanta poesia na estampa de abacaxis da Valentino. Foi a minha preferida das semanas de moda primavera/verão 2016, seja em Milão ou Paris. 

 

Principais peças da coleção: Todas as que tem estampa de abacaxis: camisas, blazer, tênis e bolsa etilo papeleira.

 

O que esquecer: Por mais que a estampa seja o máximo, pochete (na segunda foto) não vale!

 

Salvatore Ferragamo

Uma alfaiataria geométrica e esportiva era tudo o que a gente queria ver e foi isso que fez Massimiliano Giornetti. Pela imagens que circularam do desfile já dá pra ver que os casacos perfilados têm um caimento impecável. Os curtos foram os meus preferidos, ao lado das calças risca de giz com pregas na frente. Recentemente adquiri um novo terno Armani que tem a calça assim e não paro de admirá-lo. Acho que é uma proposta muito mais convincente do que a alfaiataria ampla que alguns tentam impor: dá liberdade de movimento e, mesmo assim, evidencia o corpo. Pra completar, o diretor criativo acertou em cheio ao colocar sandálias de couro sem meias – foi um dos único a ter esse bom senso.  

 

Principais ideias da coleção: As sandálias, os recortes geométricos e os tons pastel da cartela, num estilo color block que nos remete ao guarda-roupa feminino no ano de 2012.

 

O que esquecer: Calças com cinturas muito altas. Vamos deixar para os homens do futuro decidirem se gostam mesmo disso, ok?

 

Hemès

Foi um show muito parisiense, mas eu curti e acho que pode colar essa moda de lenço no pescoço. Não para o dia a dia, mas num street style especial. As estampas muito coloridas, quase trincadas, também ganharam ponto, assim como os sapatos brogue em tons de verde, pouco convencionais. Já falamos desse estilo aqui.

 

Principais ideias da coleção: mix de estampas e lenços de seda.

 

O que esquecer: A tal da alfaiataria ampla, sem dúvida!

 

Texto: Cristiano Félix

Fotos: Divulgação

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now