Jaqueta Bomber

07.06.2015

Desenvolvida por um paraquedista nos idos de 1917, a jaqueta Bomber foi adota como uniforme pela Força Aérea Americana, mas virou hit da moda apenas em 1986, quando foi acolhida no filme Top Gun, sendo o principal item do personagem de Tom Cruise. Como você pode ver, foi necessário que se passassem mais de sete décadas desde a criação para essa peça pegar de verdade. Mas esse tempo de maturação valeu a pena porque ela nunca mais saiu de cena.

Na época do filme pode-se dizer que o propósito ainda era o mesmo da concepção: manter o corpo aquecido. Mas aí vieram os estilistas e resolveram propor uma verdadeira transformação. O item deixou de ser fabricado apenas em couro e agora é visto por aí em materiais tecnológicos e estampas digitais.

Essa referência aqui acima, que catei aqui pela internet, representa bem isso. Aliás, se você quer uma peça bacana pra usar aqui no Brasil num inverno não tão rigoroso e depois pretende aproveitá-la numa meia estação, aposte nas estampas florais. Lá na Europa elas já são sucesso e prometem ser vistas aqui até nas noites de verão. 

Outra proposta para o verão ou quando o clima estiver começando a esquentar é usar com a pegada navy, como nessa outra imagem. 

A Bomber é uma jaqueta de gola redonda e que normalmente tem ribana nos punhos e na barra. Por causa desse elástico sanfonado, há quem defenda que a peça interior sempre deve ser mais curta. Eu acho bem o contrário e, quando uso com camisa, aproveito pra deixar por fora da calça. Misturar casual com social é uma tendência massa. Já falamos dela aqui, mas nunca é demais reforçar. 

Nessas fotos que fiz na Turquia em abril passado brinquei com um jeans, botas e um colete mais social. A foto ao lado de um soldado foi só uma brincadeira, mas achei muito oportuna. Afinal, a referência maior desse estilo é o uso pelos homens de farda mesmo.   

A jaqueta de couro é um ótimo investimento, nunca sairá de moda, mas há muitos outros materiais que você pode apostar sem medo. Reeditada como sport chic, a bomber também pode ser encontrada em tecidos leves, podendo ser usadas em trajes mais sociais ou para compor um visual clean. Achei as propostas das duas fotos abaixo ótimos exemplos disso. 

Enfim, combine com bermudas, jeans, calça chino ou social. De qualquer forma ela vai se encaixar bem e te deixar com ar de indomável. 

 

Texto: Cristiano Félix

Fotos: Éverton Barbosa + internet

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now