Gözleme, delícia turca levíssima

Comer no chão é a ordem em Istambul. Os restaurantes mais interessantes que encontrei por lá têm poucas mesas e quase todo o espaço é aproveitado com as tramas riquíssimas que os turcos fazem em forma de tapetes e almofadas. Quando estiver por lá, jogue-se.

Na região de Sultanameth você vai encontrar muitos restaurantes típicos. Alguns servem testi kebab – kebab feito de carne de cordeiro, preparado em pote de barro que chega incandescente à mesa e é quebrado na frente do freguês, tudo como um grande espetáculo – e outros têm o gözleme como carro chefe.

Tão popular quanto a pizza em São Paulo, o gözleme é uma massa finíssima que é aberta na hora por senhorinhas que ficam na vitrine dos restaurantes, recheada de diversas formas diferentes e que doura numa chapa. Em poucos minutos fica pronta, é leve e deliciosa.
O melhor gözleme que provei foi no The Han, numa rua ao lado da Rainha Sofia. Esse da foto é um de espinafre. Vale salientar que, assim como os kebabs, o nome do prato muda de acordo com o recheio. O de espinafre se chama gözleme ispanakli, o de cordeiro é gözleme kiymali, o de cogumelos tem o nome de gözleme mantarli e por aí vai.

Acho que a massa é ideal pra ser degustada com uma cerveja bem gelada. Mas preste atenção: a maioria das casas tradicionais não vende nenhum tipo de bebida alcoólica. Quando vir que há mais jovens no salão, essa pode ser uma que abre exceção, embora de forma velada. As garrafas nunca vão à mesa, a bebida é posta em canecas de metal pra não mostrar nem a cor.

Pra completar o almoço, pedi um prato de cordeiro cortado bem fininho. Veio com uma salada fresquinha e eu já estava em boa companhia: foi fácil o dia ficar incrível!
Endereço: Alemdar Cad./soğuk Çeşme Sok. n 20, Sultanahmet, Istanbul.
Telefone:+90 212 526 6262
Texto e fotos: Cristiano Félix