Floral masculino

19.04.2015

O floral é uma das estampas masculinas mais cultivadas para verão de 2016 e isso não é bem uma novidade. Já faz um bom par de anos que ele aparece nas coleções. O que há de diferente na próxima estação é que o padrão pode ser um pouco mais sóbrio, mais discreto, apesar de invariavelmente maximalista. 

Usar tons de azul, cinza e preto como pano de fundo da estampa é uma saída encontrada pela indústria da moda para tentar conquistar de vez os mais resistentes a usar algo que realmente chama a atenção. Outra é o corte. Ou seja, ninguém precisa sair por aí sendo personagem de S.O.S. Malibu. O corte das camisas é sequinho, bem ajustado ao corpo.

Como tudo, é preciso ter cautela pra não passar do ponto. Como as estampas deixam de estar apenas em um bolso, um detalhe, pra tomar conta da peça inteira, é bom jogar com outras monocromáticas ou de pequenos padrões: listra ou xadrez discreto. Encontrei essa referência que representa muito bem esse equilíbrio. 

Particularmente prefiro usar uma estampa só e brincar com cores em outros pontos, como usando pulseiras. Pra fazer a combinação pode-se pegar um tom neutro, como o caqui da bermuda que abre essa postagem, ou em uma cor que já existe na estampa.

Pra usar essa estampa mais aberta, colorida e com desenhos maiores, preferi uma bermuda marinho. O sapato dockside é um bom companheiro desse tipo de produção, mas dá pra brincar também com mocassim, tênis e chinelos.

Recentemente estive de férias e pelo litoral da Grécia e em Ibiza, na Espanha, é muito forte a tendência de estampa floral. Todas as lojas estão trabalhando em camisas, camisetas e até moletom, já que pelo Mediterrâneo as temperaturas são altas durante o dia, mas tendem a cair quando o sol se vai.

De todos esse tipos, a camisa é minha principal aposta. A camisa está para nós homens como o pretinho básico para o guarda-roupa feminino. Usar uma camisa de quando em vez é uma saída, mas dificilmente alguém vai perceber que você ficou em dúvida. A cara que essa peça dá é de uma boa sacada, se você souber escolher o estilo e, principalmente, o corte. Ela é ora requinte, ora descontração e ousadia.      

Mesmo preferindo as camisas, comprei umas camisetas também. Preferi cortes mais amplos pra elas, que podem ser do tipo over size ou long line. Já falamos desses dois tipos aqui. Deixam a gente muito mais livre e combinam muito com malha fininha e fresca.

Mas não se apresse e conclua que o estilo é apenas litorâneo. É possível levar essa moda pra dar um passeio na cidade, combinar com calças e sapato formal. Separei essa outra referência (pra mim também). 

Todas essas estampas, as minhas e as que catei pela internet são gringas. E isso é muito bom porque nos abre a expectativa de como vai ser colocado o tempero tropical, antes do estilo desembarcar por aqui. É aguardar pra ver.

 

Texto: Cristiano Félix

Fotos: Éverton Barbosa + referência

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now