Doces e sobremesas turcas

03.04.2015

A Turquia não é um país fácil. E essa frase serviria para muitas situações, desde andar na rua e ser abordado a toda hora por muita gente que tenta te enganar de todas as formas, a falta de liberdade de expressão até as muitas dúvidas que surgem em coisas simples como pedir uma sobremesa. Não é apenas pelo idioma, mas pela grande variedade.

As vitrines de Istambul, a cidade mais populosa da Turquia, são coloridíssimas de manjar turco ou goma árabe, doce chamado de lokum (uma sobremesa feita de maisena coberta de açúcar de confeiteiro pra não endurecer rápido). Ela tem origem na Pérsia Antiga e é muito macia, feita geralmente de chá de rosas ou limão.

Esse doce ganhou ainda mais notoriedade quando a versão para o cinema de “As crônicas de Narnia” mostrou uma cena em que Edmundo Pevensie conhece a Feiticeira Branca e ela lhe oferece um manjar turco para ganhar sua confiança. O doce estava envenenado, enfim.

Além dessa, há muitas outras delícia aqui na Turquia e uma delas é a baklava. Já falei dela aqui, mas não é nenhum sacrifício provar em muitos outros lugares e voltar a comentar. A massa folhada é recheada com pistaches e literalmente afogada em mel. Vai bem com café e até sorvete. Aliás, por falar em sorvete, um dos mais tradicionais por essas bandas, com mais de 300 anos de história é o do Mado.

A marca tem filias em quase toda a capital e serve o sorvete num prato também resfriado, o que faz com que a gente coma do primeiro ao último pedaço com a mesma consistência. O sorvete é bem rígido, mas quando é colocado na boca fica absurdamente cremoso. Tem sabores de pistache, laranja e caramelo, mas nada se compara ao clássico de natas!

Experimentei com um café turco. A menos que você goste de café com muito pó, daqueles que não dissolvem, experimente. É de ficar ligado o dia inteiro com uma só xicarazinha.

Caso queira outra bebida quente e super tradicional, aposte no salep. O salep é uma farinha feita de tubérculos de várias orquídeas que crescem nas montanhas da Turquia. A ela é acrescentado um emulsificante alimentar que as pessoas acreditam ter propriedades medicinais e que deixa a bebida bem cremosa. Pra se ter uma ideia da raridade desse produto, o governo turco proibiu sua exportação, já que para fazer um quilo do pó são necessárias cerca de mil orquídeas que levam de sete a oito anos para crescer.  

 

Mado

Endereço: Alemdar Mh, 34110 Fatih

Telefone: 90 (212) 528 9695

Site: en.mado.com.tr

 

Texto e fotos: Cristiano Félix

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now