Templos cristãos em Istambul

02.04.2015

Entre a Europa e a Ásia, a Turquia – país com 96% da população convertida ao islamismo e apenas 0,5% de católicos – é muito conhecida por sua cultura e religião. São muitas e impressionantes as mesquitas espalhadas pelo centro histórico de Istambul, antiga sede dos opulentos impérios Bizantino e Otomano. Mas também existem algumas igrejas incríveis frequentadas por cristãos ortodoxos. A mais bonita, em minha opinião, é a Santíssima Trindade (ou Hagia Triada).

A igreja foi construída entre 1876 e 1880, com estilo neobarroco e elementos de basílica. Foi a primeira a ter uma cúpula em Istambul. Alguns anos antes, até 1939, num período conhecido como Tanzimat, havia restrições à liberdade de expressão para as minorias e o design cristão era proibido.  Hoje a igreja é reconhecida como patrimônio da Unesco.

Essa maravilha fica no bairro de Katip Çelebi, em Meşelik sokak, perto da Praça Taksim. Para chegar lá, quem sai de Sultanahmet pode pegar um tram (trem de superfície ou VLT) sentido Kabatas e depois um funicular em direção à Taksim.

A igreja pode ser vista de cara, mas é cercada de comércio e sua entrada feita por uma rua estreita. Ela passa quase todo tempo fechada e eu só consegui entrar depois de dar um dinheiro para o segurança. Por dentro ela é impressionante, toda pintada por Sakallarios Megklis e com obras de mármore do escultor Alexandros Krikelis. Todo o projeto é dos gregos e, por isso, ao redor existe uma escola para a comunidade grega que reside aqui.

Talvez o mais raro é que não existe um altar e os bancos (que podem ter o assento levantado e virar uma espécie de púlpito ou servir para ficar de joelhos) apontam para todos os lados, para diversos santos. A missa é rezada de uma parte elevada, por onde se chega através de uma escada caracol muito estreita, e que fica na lateral. Outra curiosidade: quase todos os bancos são pessoais, tem uma placa de bronze com o nome gravado.

Seguindo pela rua Istiklal Caddesi, que leva até a Torre Gálata, ainda existe outro templo cristão. É a igreja de Santo Antônio, que foi visitada pelo papa Francisco no dia 29 de novembro de 2014. Essa igreja fica aberta durante a tarde e as missas são celebradas em vários idiomas. No próximo domingo de Páscoa vão acontecer cinco, por exemplo.

A construção também é belíssima e lembra muito as igrejas da Itália. Muitos fiéis passam por lá e acendem velas em forma de agradecimento e pedido. Eu fiz o meu, tenho muito a agradecer.

 

Texto: Cristiano Félix

Fotos: Cristiano Félix e Éverton Barbosa

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now