Delícias de Zakyntos

28.03.2015

Além da praia de Navagio, da qual já falei aqui, outra coisa que me surpreendeu em Zakyntos foi um restaurante chamado To Kavtoúvi, que fica perto do porto. Ele foi indicado pelo proprietário de um hotel familiar chamado Dali Luxury, onde me hospedei. A praia principal é até grande comercialmente falando, mas os costumes são de vila e todas as pessoas se conhecem.

Esse restaurante também é familiar e um casal recebe os clientes com sorriso de orelha a orelha. Não existe cardápio, os pratos feitos no dia estão escritos em um quadro negro que fica perto do balcão; normalmente três opções de carne, duas saladas e uma sobremesa.

Em todo o país a salada grega tem essa mesma cara: tomates cortados em quatro grandes pedaços, pimentões verdes em tiras, cebolas roxas, alcaparras ou azeitonas e queijo feta – um queijo coalhado, feito com leite de cabra ou ovelha, típico da Grécia. Mas essa salada estava especial, o queijo era soberbo, magistralmente temperado com ervas.

O principal que pedi foi carne de cordeiro. Tenra e saborosíssima, rodeada por batatas bem molinhas por dentro e crosta crocante.

Zakyntos tem uma cooperativa de produtores de vinho. A área de plantio soma 19 mil metros quadrados, onde são cultivadas 110 diferentes variedades de uvas. Cerca de 80% do vinho da ilha é feito com 30 desses tipos, sendo o rótulo mais conhecido o Verdea. A garrafa é bem barata, custa aproximadamente € 5 no supermercado e € 8 nos restaurantes.

Encerrei o almoço com uma bela torta de maçã, bem quentinha. Só havia eu de estrangeiro nesse lugar, o que, pra mim, é um ótimo sinal. Comida feita por grego para gregos, com carinho, certamente; comida boa é feita assim.

Nas paredes há vários desenhos que mostram um pouco do estilo de humor dos gregos e fotos de várias décadas da ilha de Zakyntos. É outra delícia ver a evolução desse lugar que ainda guarda costumes bem típicos em um charmoso restaurante.

 

Texto e fotos: Cristiano Félix

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now