Navagio, a praia mais bonita do mundo

26.03.2015

Rodeada por enormes falésias de calcário, a praia de Navagio pode não ser das mais conhecidas da Grécia, mas é de prender a respiração. Aliás, ela foi considerada a mais bonita do mundo pelo The Huffington Post – o agregador de blogs americano criado por Arianna Huffington e Kenneth Lerer.

O blog é um dos mais importantes do mundo, segundo a revista Time, e tem mais acessos que o New York Times. Mas a publicação, felizmente, não converteu a ilha em um paraíso turístico. Apenas no alto verão aparece mais gente por aqui, mas os arredores continuam sendo formados por pequenas vilas. O acesso ao mirante de Navagio é, inclusive, muito difícil. Desde o centro da ilha de Zakyntos percorre-se pouco mais de 30 km. Essa distância, por causa das curvas sinuosas, pode fazer o trajeto se prolongar por duas horas ou mais. A estrada é bastante perigosa, cheia de penhascos.

Foi tão difícil chegar que eu achei que iria me arrepender de ter investido tanto tempo na viagem. Ledo engano. A paisagem é de tirar o fôlego e a água de um azul-turquesa impressionante. Mesmo muitos metros acima, é possível ver o fundo do mar. O visual funciona como um imã e eu, atraído por tanta beleza, até me arrisquei para capturar as melhores imagens.

Ir muito além do mirante talvez não seja permitido, mas me aproveitei de uma cerca derrubada no chão e segui. Percorri a montanha de uma ponta até a outra. Deitei em várias pontas para fotografar. À beira do penhasco não reside medo algum, posso concluir.

Além do mirante, as falésias que circundam os seixos brancos de areia impedem qualquer outro tipo de acesso que não pelo mar. Nos meses de julho e agosto algumas pequenas embarcações fazem viagens diárias até a praia de Navagio, passando por outro ponto muito interessante: as grutas azuis.

Naváyio, que em português significa naufrágio, recebeu esse nome por causa dos restos de uma embarcação naufragada nos anos 1980 por autoridades gregas. O navio pirata Panagiotis foi afundado porque transportava ilegalmente toneladas de cigarros e bebidas. Há quem diga que os restos dessa embarcação foram estrategicamente colocados nessa praia para criar um cenário de filme e incrementar o turismo.

Seja verdade ou não, um navio abandonado nessa ponta inóspita da ilha de Zakyntos, a terceira maior do mar Jônico, é de causar estranheza e aguçar ainda mais a curiosidade. 

Pra quem chegou até aqui achando que as fotos foram manipuladas no computador, aqui está um vídeo que fiz para mandar pra minha mãe. A câmera do meu celular não tem a mesma qualidade da fotográfica, mas as cores são igualmente impressionantes, todas reais.

 

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now