Aos 35 e cada vez mais atual

06.03.2015

 

Era o ano de 1980 quando Giorgio Armani tinham a missão de vestir alguém que desempenhasse a profissão mais antiga do mundo de uma personalidade culta e elegante. Naquela época o filme Gigolô Americano, do diretor Paul Schrader, ajudou a explodir padrões e hoje, 35 anos depois da estreia, vemos o comportamento masculino muitas vezes ausente de conflitos morais, afortunadamente e sobretudo quando se fala de vaidade e, claro, moda.

A cena mais icônica talvez seja a que Julian Kay, personagem de Richard Gere, acomoda sobre a cama alguns ternos, gravatas e camisas para melhor fazer combinações e decidir o que vestir. Havia hedonismo naquela imagem. Não no sentido filosófico da palavra, mas na concepção dela pelo senso comum: a busca da felicidade, de sentir-se bem. Além disso, se vestir para ficar na rua requer muitas habilidades, dentre elas a de saber se abrigar das intempéries.

 

 

Com ternos de abotoamento duplo, Armani colocou seu nome como sinônimo de estilo global. É bem verdade que esse tipo de abotoamento esteve em alta ou muito em baixa ao longo do tempo, mas nunca deixou de ser usado por quem tem um estilo mais vintage e acompanha a evolução da moda, em especial na alfaiataria. Os quatro botões, desde então, tonaram-se uma extravagância concebível, assim como a possibilidade de separar calça e blazer, propondo novas misturas.

 

 

Outra indumentária clássica para os dias de frio  - e que está registrada nessa passagem histórica – é o sobretudo. E no momento essa peça é uma das mais comemoradas da estação. Na Europa ela é vista aberta durante o dia e se fecha quando o sol vai caindo. As acinturadas com faixa, como no filme, soam como a recuperação de um estilo retrô agradável.

O sobretudo com faixa remete ao estilo gigolô e ao uso de robes ao levantar da cama – embora a imagem de Richard Gere, no cinema, tenha sido também muito explorada com a bunda de fora. Esse estilo foi o que nos libertou e, por isso, é algo que está além da temporada e se repetirá por mais 35, centenas de anos. 

 

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now