Japonês até em Minas

Depois de provar de um restaurante japonês incrível em Salvador eu posso estar na Bahia ou em Paris que é certo: sempre procuro um sushi moderninho. Em Belo Horizonte o espaço mais descolado tem também a melhor cozinha. O Kei abriu as portas em 2003 e já levou vários prêmios de gastronomia, de júri especializado e público, graças a fusão de culturas. A gastronomia nipônica tradicional é incrementada com ingredientes das culinárias brasileira, francesa e espanhola.
Nessa andança aprendi também que primeiro se come só o pescado, depois suas variações e, por último, o que tem arroz. Aqui a gente faz tudo de trás pra frente, começa com o sushi e só no fim é que parte pro sashimi. Enfim, das adaptações ocidentais, como são também as robatas - termo japonês para o brasileiríssimo espetinho. E, voltando ao Kei, o restaurante é pioneiro em servir nos espetos em Minas.

Mesmo sendo o melhor de BH, o serviço não saiu perfeito. O salão estava lotado - era uma sexta-feira - e meus pedidos chegaram fora de ordem. Comecei, então, com um Combinado Kei Fusion (R$ 62), o mais pedido da casa. Algumas coisas são simplesmente sensacionais, como o hadoque defumado, e outras de uma invenção que me assusta. Lá, como já vi em outros orientais, me serviram um salmão maçaricado com creme de queijo e coberto por Doritos! Vai entender…

O combinado levou uma nota 7, pra passar. Mas a média subiu muito quando chegaram os cogumelos recheados com salmão ao forno (R$ 28, com quatro duplas) e o Ika Nirá (R& 27). Esse último é uma das melhores coisas que comi nos últimos tempos. Nunca tinha provado broto de alho e fiquei encantado. Pra completar, adoro lula puxada na manteiga.
Numa boa, o suhiman Edvar Alves merece palmas. A casa também merece, pelo conjunto: ambiente descontraído e carta de bebidas com mais de 70 rótulos, entre cervejas japonesas, saquê, espumante e vinhos. Pra bater papo e bebericar a noite inteira, sem ter hora pra acabar.
Endereço: Rua Bárbara Heliodora, 54, Lourdes. Belo Horizonte (MG).
Telefone: (31) 3337.4000
Texto e fotos (de celular*): Cristiano Félix
*Prometo levar a câmera da próxima vez :/