Como usar a marsala, a cor de 2015

13.01.2015

 

O Pantone Color Institute escolheu a marsala como a cor de 2015. Na escala, esse é o tom 18-1438, uma mescla de marrom com vermelho, e recebeu esse nome por causa de um vinho italiano que tem tonalidade parecida. Eu que não sou enólogo – no máximo um enófilo iniciante – só conhecia um tempero indiano com esse nome. E ele puxa mais pro amarelo.

Feita essa introdução, é importante dizer que guardem muito do que vocês usaram nas últimas temporadas. Principalmente no armário masculino, 2014 foi um ano de roupas com cores bem próximas do vermelho e do bordô (e pegue vinho pra a gente!). Essa foto que abre o post, por exemplo, é reciclada do ano passado e, pelo que parece, ainda vou usar um bocado essa calça. 

Eu, particularmente, acho a cor muito elegante e versátil, apesar de saber que há controvérsias. Por ter trabalhando a vida inteira em televisão e sempre ouvir os especialistas em visagismo (a arte de criar uma imagem revelando algumas caraterísticas da pessoa) dizerem que o marrom deve ser evitado no vídeo, passei a abolir essa cor da minha vida por completo, deixando o uso restrito a acessórios como sapatos, bolsas e gravatas. Talvez a marsala venha como uma espécie de resgate, como uma opção menos restritiva. Enfim, acho bacana.

Pra quem duvida da assertividade do Pantone, dá só uma sacada nessa escala de cores dos últimos anos. Vai me dizer que vocês não viram muitos objetos, desde indumentária até decoração – e tome laqueado! -, com esses tons?

 

 

A cor é definida pela empresa norte-americana depois de uma ampla pesquisa de mercado e de comportamento da população. Por isso que o resultado é sempre certeiro e a divulgação a cada ano mais aguardada.  

Pois bem, além de sugerir que vocês guardem suas roupas, venho aqui pra dar algumas dicas de como usar a marsala. E a primeira é: nenhuma peça precisa ser exatamente dessa cor. Usa-a como inspiração.

Por falar em inspiração, uma boa referência é esse editorial da GQ indiana com o ator de Bollywood Sidharth Malhotra. Vinho da cabeça aos pés e muito bacana.  

 

 

O que for mais parecido com bordô dá uma cara de noite bem interessante. Então, tente sair com tons mais fechados quando não houver sol. E combine com preto e cinza, não há como errar.

 

 

 

Quer sair durante o dia? Coloque a marsala em shorts ou numa regata transada para um evento ao ar livre. Na composição podem entrar os tons pastel, branco e até jeans. Ou seja, é bem fácil de usar.

 

 

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho e as previsões da Pantone? Clica aqui.

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now