O que todo homem deveria saber sobre decoração
Estive dando uma repaginada no meu apartamento e por causa dessa mudança fiz uma longa pesquisa na internet. As referências são muitas, mas as dificuldades também. Isso porque depois de uma longa temporada explorando o minimalismo, a arquitetura passou (aleluia!) a enxergar que os indivíduos são diferentes e nem todo mundo cabe bem num apartamento todo branco ou decorado como se fosse uma loja.
Existe um abismo entre viver na casa dos pais, ter um apartamento de estudante e seu próprio espaço, pensado para guardar o que de mais importante existe na sua vida e receber seus amigos e família. Pra tentar ajudar quem busca essa mesma construção, fiz uma lista de itens importantes que todo homem deveria pensar em ter em casa. Algumas das fotos são do meu próprio apê. Saca só.

^ Algo fora de ordem
Não combinar tudo está muito bem! Quadros e molduras em assimetria e o que mais sua imaginação alcançar: tudo é permitido.

^ Vista seu sofá
O tecido e a cor me mais lhe agradam precisam estar nesse móvel que pede, antes de mais nada, conforto. Certamente é algo que vai lhe acompanhar por muitos e muitos anos. E para não precisar mudar sempre, lance mão de mantas e outro apetrechos.


^ Invista em uma boa poltrona
Ela pode ser de couro ou qualquer tecido, mas sempre será o seu trono. O sofá é necessário, mas certamente uma peça como essa traz originalidade e a oportunidade de romper com uma composição comum.

^ Pense bem na sua mesa de centro
Esse tipo de mobiliário tem uma função incrível e nem sempre pensada. Muitos não se atentam na hora da compra, mas, além do design, a mesa de centro vai servir de apoio pra cafés em frente a TV e a leitura de jornais e revistas no início da manhã. Aliás, essa publicações e livros podem ser dispostos como decoração e evidenciam seus gostos e comportamento.

^ Compre algo antigo
Ainda que você esteja cansado do termo vintage, adquira algo que dê personalidade ao seu espaço, mesmo que uma máquina de escrever nunca vá competir com seu notebook. O meu móvel antigo (foto) fica na sala de jantar. É pesado, de madeira escura, fabricado em Portugal e tem mais de um século de vida. Eu gosto da composição.

^ Escolha um tapete
Ele sempre é uma das primeiras coisas que observamos na decoração.

^ Tenha um bar
Mesmo que você só use quando receber visitas, ele será destaque. Na web infelizmente ainda há mais referências de bares abertos, como o da casa dos seus pais nos anos 1980. Mas os mais moderninhos são como um móvel qualquer, com portas que disfarçam sua real função. Comprei esse há pouco (foto) e já posso dizer que é um dos meus modelos preferidos.

^ Invista em arte original e fotografias
Sua paredes vão agradecer e quem te visitar vai ter uma boa impressão. Investir em arte é um dos principais sintomas de maturidade.

^ Deixe o verde invadir os ambientes
Cuidar de plantas normalmente é uma função que nem todo mundo gosta de ter, mas há diversas opções que vão lhe ocupar bem pouco. Ademais, o verde ajuda a romper com as linhas do espaço e ajuda a dar luminosidade.