Terno e blazer: como vestir

26.12.2014

 

Nesse fim de ano tenho visto muitas bodas e formaturas, claro, e sempre fico horrorizado com a ideia de que as pessoas têm de se desmontar no início da festa, depois de duas selfies e uma foto oficial. Os caras afrouxam as gravatas e as mulheres levam até chinelo de borracha. Na minha cabeça é muito mais simples vestir uma roupa que te deixe confortável a noite inteira. E isso não é difícil de fazer quando se sabe usar o traje certo.

Quem não quer se sentir um James Bond ao vestir um terno, certo? Pois bem, há pequenas regras que podem te ajudar a encontrar o melhor caimento, deixar confortável e com pinta de galã.

 

 

1. Como encontrar meu tamanho ideal?

Fazer um terno por encomenda é cada vez mais raro porque leva tempo e custa caro. Quem vai comprar um modelo pronto deve ficar atento a dois sinais básicos pra saber se ele vai te deixar confortável e com tudo no lugar.

O primeiro é a almofada que muita gente acha cafona chamar de ombreira, mas de fato é esse o nome. Ela deve estar rente a estrutura do seu ombro. Se ficar mais curta (e muita gente não acha uma opção ruim, pasmem!) vai conter seus movimentos. E se ficar sobrando te deixará com a as costas largas de um nadador. A menos que você seja um atleta profissional, evite.

A outra dica é abotoar seu terno e puxá-lo pra a frente, bem na altura dos botões. É preciso ter dois dedos de folga pra garantir que você consiga se mexer e, quando comer um pouco mais, não sair como se os botões fossem saltar. Só modelos italianos e artistas (em aparições rápidas) usam o blazer mais ajustado do que isso. Claro que o corte deve ser acinturado, mas cuidado pra não passar dos limites.

Casos esses dois pontos não funcionarem quando você for experimentar o terno, dificilmente um ajuste o fará sem comprometer outro detalhe. Melhor escolher outro tipo de corte pra funcionar bem na sua estrutura física.

 

 

2. Qual deve ser o comprimento da calça?

Há quem defenda que esse ponto é muito pessoal. Depende da intenção, que pode ser alongar a silhueta ou até disfarçar pernas muito alongadas em relação ao tronco. De qualquer forma uma coisa é certa: nunca pode sobrar pano sobre o sapato e, ao caminhar, a calça deve dançar um pouco, caindo de maneira harmoniosa sobre o calçado.

O ajuste da barra da calça (é manual, galera!) normalmente é feito na hora mesmo. Quem for te vender o terno deve saber marcar pelo calcanhar, pra não deixar pano sobrando.

 

 

3. Qual botão devo fechar?

A única regra é: nunca fechar os botões abaixo da linha da cintura. Nunca mesmo! De resto tem gente que anda com naturalidade com terno aberto, em ocasiões menos pomposas, numa vibe meio street style, e tem gente que obedece a regra de quando sentar, desabotoa tudo, e quando levanta, fecha tudo outra vez. O celoete é uma boa opção pra quem faz o estilo mais certinho. Ele nunca precisa ser aberto, mesmo quando você está sentado, a menos que queira.

Eu gosto de ternos de um botão só e fecho e abro quando levanto e me sento. Os transpassados estão em segundo lugar na minha preferência. Com um desses é difícil não fechar quando se está de pé. Tem mais tecido e isso significa que aumenta sua preocupação em parecer que usa um terno dois números acima do seu. Fechado, no entanto, ele fica muito elegante. Os transpassados, infelizmente, têm uma história menos consistente aqui no Brasil do que na Europa e nos Estados Unidos. Enquanto fora eles nunca deixam de ser sinônimo de elegância, or essas bandas só foram populares até os anos 1930 e agora é que voltam a seu usado por homens que acompanham a moda. 

 

 

4. Qual o tamanho certo da manga da camisa?

Sim, ela deve aparecer. Não, ela não deve ser protagonista, por mais que as estampas e texturas sejam cada vez mais usadas. É por isso que se convencionou dizer que aparecer um dedo de manga da camisa é mais do que suficiente. Há momentos em que ela nem precisa ser vista, numa boa. Por isso, se você está com os braços estendidos e sobra mais do que essa medida, é sinal de problema. Quando dobrá-los a diferença vai ser ainda maior. E vai pegar mal.  

 

 

5. Como posso ter mais estilo usando um terno?

  • Lenço no bolso vai conferir mais estilo e distinção.

  • Os contrastes entre camisa, gravata e terno são muito importantes. Ouse combinando padrões diferentes.

  • É preciso ter cuidado ao escolher um terno preto para não parecer o garçom da festa. Detalhes coloridos podem fazer a diferença.

  • Em um casamento, os convidados nunca devem tirar o terno antes do noivo.

 

Fotos: Ramón Vasconcelos + Giovanna Hackradt + divulgação

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now