Como identificar uma camisa de qualidade

18.11.2014

 

Apesar de as mulheres estarem roubando ela de nós, a camisa continua sendo a peça mais básica dos homens. E é a partir dela que hoje iniciamos uma seção útil aqui no blog: #RoupaAtemporal.

Antes de saber identificar tendências, vamos aprender a escolher o que não pode faltar no armário. A ideia é, pelo menos uma vez por semana, dividir informações que podem ajudar na hora das compras, para que isso resulte numa forma agradável de aprender sobre uma paixão que dividimos: a moda.

Tenho a impressão de que com as dicas de hoje muita gente já vai pensar duas vezes antes de levar pra casa uma camisa só porque ela tem um bordado colorido no peito – o pior de todos os erros. Ao invés disso, vamos olhar a etiqueta!

Acho que as fotos que selecionei pra essa postagem indicam bem o que entendo por qualidade. Elas são de um ensaio da Manhattan Magazine. Fiz a produção de moda e escolhi muitas camisas Ricardo Almeida, que é uma marca que uso e posso indicar sem medo. O terno também é Ricardo Almeida e a gravata Armani Collezioni.

 

 

 

Composição

O algodão é o melhor amigo que você pode ter nas camisas, sobretudo se vive em uma cidade com temperatura acima da média. Maior quantidade de algodão significa mais qualidade, frescor, conforto e durabilidade. A camisa pode até conter poliéster – não é nenhum crime -, mas sempre em menor quantidade. Os tecidos egípcios, peruanos e o famoso Sea Island são os melhores nesse sentido.

 

Tipo de fio

Não há muita variação nesse quesito, mas muita diferença entre os únicos dois tipos: fio simples e fio duplo. Escolha sempre o segundo e saiba que o fio duplo – dois fios entrelaçados – confere mais resistência ao tecido.

 

Espessura do fio

Pode parecer estranho, mas quanto mais fino o fio, melhor qualidade ele terá. Agora que você já sabe que o fio duplo é superior, escolha sempre camisas com no mínio 50 fios. Quanto maior a quantidade, melhor sua camisa será. Prove uma de 100 fios e vai perceber o que estou falando.

 

Acabamentos

Tecido duplo nas zonas de maior desgaste (colarinho, parte superior de bolsos etc) é um bom sinal.

A presença de pinças e pregas nas costas denota cuidado na confecção.

Os botões podem ter materiais variados, mas existem duas verdades: Nacar (madrepérola) nunca será sinônimo de elegância nas camisas e um plástico de baixa qualidade depõe contra todo o resto.

Pontos curtos na costura indicam qualidade, procure sempre mais pontos por centímetro.

Os desenhos nas costuras devem equilibrar cortes, evitando as linhas ou as caixas que formam a manga.

 

Publicação: Manhattan Magazine

Modelo: Luan Jácome (Tráfego)

Fotos: Giovanna Hackradt

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now