Além da linha editorial

05.10.2014

 

Como jornalista, vibro com o fôlego da Folha. E a sigo também. 

Não é comum um veículo de comunicação assumir tão claramente as opiniões que toma e defende. Ainda mais porque não são simplesmente partidárias, mas políticas no sentido mais amplo da palavra. A Folha está no ar com a campanha #sigaafolha, trantando de cotas raciais, aborto, casamento gay, voto obrigatório e mais um punhado de temas polêmicos.

Além de os vídeos serem muito bem produzidos, eles provocam nossa incrível capacidade de julgar pela aparência, nosso proconceito. Sou do tipo que acredita que todo nós tenho preconceito e, por isso, assumo os meus. Mas luto todos os dias para que meu preconceito nunca vire discriminação. E o motivo é óbvio demais: dentro de uma sociedade plural, todos nós temos o direito de ser e pensar o que quiser, livres de qualquer julgamento. 

A Folha mostra que está preocupada com o plural. Publica suas opiniões e as divergentes. Isso é fazer jornalismo da maneira mais coerente que conheço.

Dá uma olhada em algumas das peças da campanha que estão sendo trabalhadas na web, em cinemas e muitas outras mídias. Um dos vídeos mais bacanas é esse sobre a legalização das drogas. 

 

 

Você era contra a Copa do Mundo? Gritou isso nas ruas? E sobre as olimpíadas no Rio, o que você pensa?

 

 

E o que você acha sobre as manifestações?

 

 

Já trabalhei em muitos jornais e emissoras de TV e poucas dessas redações eram claras. Pior: muitas nem pensavam em defender sua opinião sobre os assuntos mais discutidos no momento, quiçá dariam espaço para o outro lado falar. Não construíam, pra encurtar a história.

Mas também já trabalhei em redações que emitem opinião. O Novo Jornal, por exemplo, tem uma badeira que me agrada. E eu espero que muitos outros se somem. Campanhas desse tipo, nós precisamos ver por aqui.

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now