Avek: um pedacinho da França na Terra da Garoa

21.09.2014

 

Na cidade de concreto existe amor pela gastronomia, que me desculpe o Criolo. E, pra quem gosta de comer como eu, o São Paulo Restaurante Week é um deleite. Tenho aproveitado esses dias pra cometer pecados ao lado de pessoas do meu agrado, se é que vocês me entendem. 

Pra agravar a gula, preguiça. Passava das 15h quando saí um um amigo querido de muitos anos para um almoço tardio. Buscamos no site do festival alguma opção interessante e por perto de onde estávamos e acabamos achando o Avek - um espaço que é restaurante e casa de vinhos -, que fica na Joaquim Antunes, no Jardim Europa, reduto de casas estreladas.

De especialidade francesa, a cozinha do chef Alain Uzan tem fama por sempre oferecer ostras e ter um bom custo-benefício, inclusive nas centenas de rótulos de vinhos.

 

 

Queríamos provar as ostras ao molho de champagne e a pedida era Entrecote no prato principal. Ou seja, demos trabalho ao sommelière para fazer a harmonização. Ainda mais porque pedi pra que ele sugerisse um pinot noir. Pensei que seria difícil, mas o cara me deu três opções, recomendando mais fortemente uma delas, um vinho chileno mais gastronômico, segundo ele.

 

 

O pinot noir Terroir Selection Gran Reserva da Casa Del Toqui foi uma grata surpresa não apenas pela robustez e os sabores frutados de goiaba e mirtilo, mas porque essas era uma vinícola que eu queria ter visitado em uma viagem recente a Valparaíso, no Chile, já comentada aqui no blog, só que na rota de outras viñas.

Casou inclusive com um terrine de champagne que nos ajudou a abrir os trabalhos.

 

 

A sequência foi com o entrecote. Não é tão saboroso quanto o do Olivier ou o do Entrecôte de Paris, mas a carne estava suculenta e as batatas no ponto. O molho de vinho tinto é que não é melhor que os das duas casas especializadas e que não surpreendem pela perfeição, já que só servem esse prato. 

 

 

Pedimos sobremesas diferentes pra sair compartilhando. A primeira é um Paris-Brest com chantilly e manga.

 

 

E a outra, muito melhor (e menor, desafortunadamente), uma torta de maçã com calda de caramelo.

 

 

Passamos mais de duas horas no salão e saímos super relaxados. Eu e o Fábio Porto já fizemos uns bons programas gastronômicos juntos nos últimos anos. Sempre um prazer estar com ele. Esse é o registro de um momento muito bacana (e detalhe pra a parede "de enloquecer", toda feita de cortiça). 

 

 

Eu convidei para o almoço e ele, ator, me levou para o teatro da Faap para ver uma das peças mais densas e emocionantes: Incêndios. Protagonizada pela Marieta Severo e que tem no elenco outro ator que eu conheci nesses dias por aqui, o Felipe de Carolis. Mas falar sobre o espetáculo é cena para o próximo post. 

Bom apetite pra vocês nesse domingo!

 

Texto e fotos: Cristiano Félix.

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now