Ceviche peruano

13.08.2014

 

 

Com um litoral imenso como o nosso, não há quem duvide: pescador precisa se virar na hora de comer. Por aqui as maneira de preparar o pescado fresco são inúmeras, mas outro povos também fazem receitas igualmente interessantes. Uma delas vem do Peru, é o ceviche.

Típica de pescadores que se aventuram pelo Pacífico, essa receita não precisa de fogo. O pescado, fresquíssimo, é cortado em cubos e cozidos na acidez do limão. Para não perder a hora do trabalho, antigamente o hábito era fazer em maior quantidade e deixar marinando. O tempo de render podia ser de até cinco horas. Mas as coisas mudaram nos últimos anos e, ao ganhar as mesas dos principais restaurantes do Peru e se espalhar pelo mundo, agora quanto mais fresca, melhor a iguaria.

Quem passa a receita e ensina a fazer esse prato delicioso é o Fernando Zavala. A quantidade sugerida serve até quatro pessoas. Acompanha aí.

 

Ingredientes

500g de filé de peixe (linguado, robalo, pescada ou tilápia)

4 pimentas-dedo-de-moça em tirinhas

1 cebola roxa média em tirinhas

10 limões tahiti (suco)

Sal e coentro a gosto

Rodelas de batata doce cozidas ou assadas

 

Modo de preparo

Corte o peixe em cubos de 3 centímetros. Numa tigela coloque o peixe, sal, o suco dos limões, o coentro picado e mais algumas folhas inteiras, a cebola e a pimenta. Misture muito bem. Acerte o sal, se necessário. Decore com batada doce e sirva o ceviche imediatamente.

 

 

Outras sugestões

Na receita o coentro pode ser substituído por salsa. Se quiser servir com rodelas de milho verde cozido, combina muito bem. O ceviche tradicional é servido com um tipo de milho cultivado no Peru, um pouco mais claro e maior que o brasileiro. E, além dele, uma batata de cor alaranjada.

Por lá eles costumam servir com uma bebida chamada Pisco Sour. É um coquetel azedo feito com licor, suco de frutas cítricas, gelo e clara de ovo. Foi criado no princípio dos anos 1920, em Lima, pelo bartender americano Victor Vaughen Morris e parece uma versão bem amena da nossa cachaça. Na falta de um desses, não se preocupe. O ceviche harmoniza muito bem com uma cerveja pilsen. 

 

Quer conhecer outras receitas? É fácil de achar o Fernando lá no instagram e ver que o que ele faz dá pra comer com os olhos.

 

 

Fotos: Ricardo Souza

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now