#CamisetaDeBanda: Hoje é dia de rock, bebê!

02.08.2014

 

 

Traçando um paralelo simples: ouvir uma música que marcou parte da sua vida pode ser tocante, mas para algumas pessoas estampar no peito a marca da banda que canta algo que mexe tanto com os sentidos pode ser uma catarse emocional. Entendeu a sutil diferença? Camisetas de banda provocam coisas assim. Sem falar que são incríveis cultural e esteticamente.

 

Aqui você não vai ouvir nada daquele papinho do grunge que voltou a figurar no cenário da moda. Mesmo porque a cultura da camiseta de banda passa por uma constante evolução e nós temos de encarar o fato de que hoje não são apenas os roqueiros que usam, mas as blogueiras de moda passaram a ser adeptas desse estilo. No lugar do AC/DC elas preferem o raio da Lady Gaga, mas a ideia é a mesma: uma homenagem. Só se deve tomar o cuidado de conhecer quem você leva no peito.

Quando falo em evolução é porque as camisetas de banda surgiram há mais de 50 anos, cerca de duas décadas depois de os adolescentes começarem a escrever o nome do seu cantor preferido nas costas da jaquetas. Essa cultura nasceu nos idos de 1960, como uma extensão da moda das camisetas de quadrinhos na revista Mad.

Entre os famosos, os Beatles e o Dave Clark Five foram uns dos primeiros a entrar no ritmo. E, cá entre nós, são duas bandas que entendiam de música e muito de merchandising. Eles fizeram escola e inspiraram todos nós, incluindo o Eddie Vedder, do Pearl Jam, que vestiu uma camiseta dos Ramones  - uma das mais homenageadas de todos os tempos – quando a banda entrou pro Rock and Roll Hall of Fame.

Incrivelmente o escritor Johan Kugelberg, autor do livro Vintage Rock T-Shirts, não credita o sucesso das camisetas ao alcance da música. Segundo ele, esse estilo marca uma forma de se encaixar em determinado grupo e ser visto de maneira diferente. É o primeiro diálogo que você pode ter com amigos que ainda não conhece. Camisetas de banda falam a mesma linguagem. E nós somos mesmos cachorros, meu caro: seres de bando, que precisam ser aceitos.

Caso não tenha provado sair com uma, experimente e verá o poder que ela tem. Alguns caras amam tanto suas camisetas que fazem coleção. Isac Walter com certeza é um desses. Ele vestiu, num intervalo de mil dias, 365 camisetas e montou o projeto Tumblr chamado “Minor Thread”. Saca só!

 

 

Antes de me despedir, deixo mais uma demonstração do processo evolutivo dessa cultura. Atualmente as camisetas de banda falam muito sobre o estilo que o seu músico preferido tem ou carregou durante toda a vida. Já passou pra longe o conceito de estampar simplesmente a logo do seu grupo favorito em camisetas pretas ou com tie-dye. A minha preferida, por exemplo, mostra os cortes de cabelo e barba dos Beatles e atrela datas a mudança no visual.  É uma clara demonstração de como a moda influencia a nós todos.

 

 

Por falar em moda, até os grandes magazines estão de olho na volta desse tremendo sucesso. A Riachuelo está com uma coleção inspirada em turmas como Kiss, Sex Pistols e David Bowie. Já a Renner lanço camisetas do Queen, Rolling Stones e Ramones. Todas elas são pra bater, surrar bastante. Puídas na gola ficam muito melhores.

 

Se você curte ouvir um som enquanto navega na internet, se liga nesse top 5 que montei com boas opções:

 

Nonsense

Caveiras com o topete do Elvis, mas também com o chapéu e o bigode do Chaplin ou as orelhas do Mickey. É uma das lojas mais bacanas do circuito.

 

Clube Vintage

O site certo pra montar o guarda-roupa inteiro. Além de camisetas, tem moletom, bermudas, acessórios e mais. Tudo muito transado.

 

Santo Rock

Muitas releituras dos ícones mais importantes da música mundial numa embalagem mais santa, ou límpida. Ao invés de preto, tem muita camiseta branca na parada. 

 

Delira Rock

Além das clássicas, também disponibiliza camisetas com estampas estilizadas e de muito mais que banda. Tem de games, comics, séries, cultura pop, nerd, com frases e até de protesto.

 

Bandalheiras

Cheia de clássicos, essa loja virtual é bem organizada. Dá pra procurar suas bandas favoritas por ordem alfabética e comprar pela pechincha de R$ 30. 

 

Please reload

Destaque

O que comprar em promoção?

08.07.2019

1/6
Please reload

O CRICOFELIX.COM é o site criado pelo jornalista Cristiano Felix sobre tudo o que interessa ao dândi moderno: tecnologia, moda, comportamento, gastronomia etc. As imagens contidas podem ser creditadas ou reproduzidas de fontes externas. Caso você tenha os direitos sobre qualquer imagem publicada aqui e não quiser que ela seja veiculada, entre em contato para que ela seja prontamente removida.  

Categorias:

Comente aqui:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now